Política

Índios Pataxós vão à Assembleia Legislativa para cobrar empenho dos deputados

Publicado em 16/04/2015, às 06h30   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Índios da tribo Pataxó desembarcaram, nesta quinta-feira (15), em Salvador e foram até a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) cobrar dos deputados apoio para as suas reivindicações.

Entre as pautas estão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere do Executivo para o Congresso Nacional o poder de demarcar terras indígenas e está em discussão no Congresso, além do avanço da reforma agrária na Bahia.

Os indígenas, que integram 12 movimentos, a sua maioria vindos do extremo-sul baiano, se reuniram com o presidente da Alba, deputado Marcelo Nilo (PDT), que garantiu a elaboração de um documento, assinado pelos parlamentares, contrários à PEC 215, além de conversar com o governador Rui Costa (PT) sobre as demandas do povo indígena. “Sabemos que, com a Funai vocês já têm problemas, imagine com o Congresso”, defendeu Nilo.

Em Brasília, integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) e índios também protestaram nesta quarta em frente ao Congresso Nacional contra a PEC 215 e ainda pediram agilidade na oficialização dos territórios indígenas.



Nota originalmente postada dia 15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp