Política

Futuro do DEM pode ser decidido nesta terça, em Brasília

Publicado em 07/04/2015, às 06h38   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

Caciques do DEM, entre eles o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), e do PTB, como o deputado federal Benito Gama, se reúnem nesta terça-feira (6) em Brasília para tratar da proposta de fusão entre as duas legendas.

O prefeito ACM Neto já está na capital federal. Antes da reunião, o gestor cumpre agenda administrada na Esplanada dos Ministérios. O democrata, apontado como o principal articulador da fusão do DEM e do PTB, irá ao Ministério da Saúde.

De acordo com informações do Jornal Folha de S. Paulo, democratas contrários à fusão do DEM com o PTB se reuniram na semana passada para tentar sepultar a proposta.

Atualmente o DEM conta com 22 deputados. Só baianos são quatro, o que torna a Bahia junto com São Paulo, os estados que enviaram mais democratas à Câmara. O PTB, que integra o bloco com 151 parlamentares do PMDB, PP, PSC, PHS e PEN, elegeu nas eleições do ano passado 25 deputados -  dois são baianos. Caso a fusão aconteça, a nova legenda passa a ser a quarta maior da Câmara, com 47 parlamentares, atrás apenas do PT (69), PMDB (65) e PSDB (54).

Entre os democratas contrários à proposta, está o líder do partido no Senado, Ronaldo Caiado (GO), e os deputados Onyx Lorenzoni e Luiz Henrique Mandetta. Na Bahia, os democratas seguem a decisão do prefeito ACM Neto.

Publicada no dia 6 de março de 2015, às 14h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp