Política

Eduardo Cunha é alvo de protestos em Porto Alegre

Publicado em 31/03/2015, às 06h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB), voltou a enfrentar protestos e foi impedido de falar, nesta segunda-feira (30), por manifestantes ligados a partidos de esquerda.

Pelo menos 50 pessoas estavam presentes no Fórum dos Grandes Debates, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e vaiaram a presença do peemedebista no auditório Dante Barone.

Com faixas contra a PEC 352, da reforma política, e cartazes em favor de comunidades LGBT, os manifestantes ligados ao PSOL e ao PSTU ocuparam a parte frontal do auditório e promoveram um “apitaço” logo que a mesa começou a ser formada. Houve ainda beijo gay durante os protestos. Nem ao longo da execução do hino nacional os manifestantes silenciaram. O evento, programado para discutir reforma política, teve de ser transferido para o plenário da Assembleia, onde o ingresso de pessoas foi restrito.

Além de Cunha, estavam na mesa o vice-presidente Michel Temer, o governador gaúcho José Ivo Sartori e o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum. Todos os citados são do PMDB.

O chefe do Legislativo gaúcho foi impedido de se manifestar pelas vaias e palavras de ordem dos manifestantes. Depois de pedir calma e respeito, o presidente da Assembleia suspendeu o seminário e dissolveu a mesa. O peemedebista tentou negociar com os manifestantes, mas a condição para o fim dos protestos era a saída de Cunha da mesa.

Já no plenário da Assembleia, o presidente da Câmara criticou a manifestação, que classificou como “intolerante”:

“Se os manifestantes não respeitam nem o hino nacional, não podem se permitir protestar contra nada. Não há problema nenhum debater essas questões, desde que com o respeito previsto na Constituição. Foi lamentável essa demonstração de intolerância, mas mesmo assim meus cumprimentos aos intolerantes", disse da tribuna.

Publicada no dia 30 de março de 2015, às 12h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp