Política

Secti e Uneb vão compartilhar uso do Museu de Ciência e Tecnologia

Publicado em 27/03/2015, às 19h04   Emerson Nunes (Twitter: @emenunes)


FacebookTwitterWhatsApp

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) vão fazer uma administração compartilhada do espaço do Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro do Imbuí, em Salvador.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (27), durante uma audiência da comissão formada entre representantes da Secti, da Uneb e do Ministério Público Estadual.

A audiência decidiu o compartilhamento do espaço, para os próximos dois ou três anos.

A sugestão de compartilhamento surgiu do prédio, onde também funciona a Pró-Reitoria de Extensão, foi dada pelo MP, através da promotora Hortênsia Gomes Pinho, titular do Núcleo de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual, que recomendou a comissão para definir o destino do equipamento público.

"O museu será passado à Secti, mas entendemos que a Uneb não pode fazer isso de uma vez só, para não interromper seu trabalho administrativo. A transição será feita de forma tranquila, pois ficou acordado que iremos ocupar os espaços centrais que possuem um caráter mais museal de exposição e até outubro deveremos abrir para visitação, essa é a meta", afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Manoel Gomes de Mendonça Neto.

Segundo Mendonça Neto, a decisão deve aproximar a universidade da secretaria responsável pelo desenvolvimento tecnológico e científico no estado. "Vamos interagir mais com a Uneb e outras universidades, para tornar o museu espaço de colaboração e interação científica", concluiu.

A decisão segue a orientação do governador Rui Costa (PT) que disse ao Bocão News que o impasse era apenas uma questão administrativa.

O impasse começou em agosto de 2013 quando o então governador Jaques Wagner (PT), assinou o Decreto nº. 14.719 integrando a unidade administrativa do museu à estrutura da Secti, mas a Secretaria de Educação não repassou o imóvel, que permanecia sob a gestão da Uneb. 

O equipamento é o primeiro Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina e foi inaugurado em 1979, pelo então governador Roberto Santos, com ajuda de especialistas ingleses. Está implantado em uma área de 85 mil m². 

Leia também:

Após impasse, Uneb deve ceder Museu de Ciência e Tecnologia para Secti

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp