Política

Câmara dos Deputados homenageia Zezéu Ribeiro

Publicado em 25/03/2015, às 20h58   De Brasília, Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

Um evento multireligioso marcou os 30 dias da morte do ex-deputado federal Zezéu Ribeiro no início da noite desta quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados. A homenagem foi requerida pelo deputado Waldenor Pereira (PT/BA) e teve a presença da família, amigos e diversos parlamentares que dividiram os trabalhos com o falecido petista.

Na ocasião foi exibido um vídeo em que o próprio Zezéu contava a sua história e também celebrada uma missa sacerdotes e representantes de diversas religiões, a exemplo do budismo, cristianismo e crenças de matriz africana. Muitos dos presentes não foram capazes de segurar a emoção e choraram durante os relatos de lembranças do homenageado.

O momento mais emocionante foi quando a viúva do ex-deputado, Lola, lembrou os quase 50 anos de companheirismo e as particularidades do marido, que conseguiu ser um pai e avô presente mesmo nunca tendo deixado a militância política. “Se não fosse pedir demais, eu gostaria de mais outros 48 anos”, suplicou ao final de sua fala.

O destaque da vida de Zezéu, para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, foi a facilidade que o baiano tinha de unir com maestria a dimensão política e a dimensão humana. A análise foi reforçada pelo líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), que lembrou que o ex-colega sempre esteve presente nas discussões políticas mesmo longe da Câmara e, ao mesmo tempo, sempre mantinha os amigos a par de sua situação de saúde.

Também marcaram presença no evento os deputados federais baianos Jorge Solla, Afonso Florence, Moema Gramacho, o chefe do escritório de representação do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, e o secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, irmão de Zezéu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp