Política

Empresário baiano é citado em delação da Lava Jato

Publicado em 13/03/2015, às 22h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, nos termos de delação premiada da Lava Jato, revelam a participação do empresário baiano Frank Abubakir num verdadeiro mar de negociatas por trás da criação da Quattor, que foi a segunda maior petroquímica do país, antes de ser adquirida pela Braskem, em 2010.
Segundo o doleiro, em 2005, o presidente da petroquímica Unipar, Frank Abubakir, procurou o deputado José Janene (PP-PR) para tentar viabilizar uma joint venture com a Petrobras na criação de uma nova empresa grande o suficiente para fazer frente à Braskem, controlada pela Odebrecht. Nascia então o embrião da Quattor.
Janene, que morreu em 2010, articulou a empreitada com Paulo Roberto Costa e fixou uma 'comissão' de 18 milhões de reais pelo negócio. Segundo Youssef, o então deputado do PP Mario Negromonte teria 'atravessado' a negociação e recebido 12 milhões de reais em nome do partido - dos quais apenas 1,5 milhão foram repassados a Janene.
Frustrado com a 'intervenção', Janene teria pressionado o dono da Unipar exigindo que, além dos 12 milhões pagos a Negromonte, houvesse o pagamento adicional de 9 milhões de reais por ele ter feito a aproximação com Paulo Roberto Costa. Ainda segundo o doleiro, que se encarregou dos desembolsos de propina por meio de empresas de fachada, Janene chegou a ameaçar Frank Abubakir afirmando que se a 'comissão' extra não fosse paga, o empresário poderia perder o controle da Quattor, além de outros embaraços que poderiam ser causados pelo ex-diretor da estatal.
Informações de Veja

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp