Política

TCE: oposição na Alba descarta indicar Gaban e fecha com Nilo e Presídio

Publicado em 04/03/2015, às 06h56   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Deputados da Oposição se reuniram nesta segunda-feira (2) para discutir vaga do TCE

Os deputados integrantes da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) fecharam questão e vão votar na indicação feita pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Conforme resolução apresentada por Nilo, o chefe do Legislativo pode indicar um nome para o cargo de conselheiro, vaga aberta com a morte de Zezéu Ribeiro (1947-2005). Além do presidente, a Mesa Diretora da Casa e 20% das cadeiras em plenário, o que equivale a 13 deputados, também podem indicar um nome, já que, teoricamente, a cadeira é de livre indicação do Poder Legislativo.

“Estamos aguardando apenas a publicação para declarar apoio. Dentro da bancada, o sentimento é muito favorável a Marcos Presídio”, afirmou o líder oposicionista Sandro Régis, em entrevista ao Bocão News.

Sobre uma possível pretensão do ex-deputado democrata Carlos Gaban de querer pleitear novamente a vaga, Régis descartou a possibilidade de apoio da bancada ao ex-parlamentar oposicionista. “Gaban é um grande quadro. Um grande nome, mas a Oposição achou melhor escolher apoiar o nome que está na Casa”, afirmou.

Conforme apurou a reportagem, o líder baiano já tinha rejeitado o nome do superintendente financeiro da Alba, Marcos Presídio, para o comando da Embasa. Presídio é o nome indicado por Nilo para a vaga de conselheiro do TCE. Além de Rui, Nilo sofre resistência do PT, que ameaça lançar um nome para disputar a indicação com o afilhado do pedetista. Recentemente, os deputados da bancada petista desistiram de judicializar a eleição da presidência da Casa de Leis do estado, após pedido do próprio governador petista, que negociava com Marcelo Nilo a entrega da Empresa Pública de Água e Saneamento.

Publicada no dia 3 de março de 2015, às 16h20

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp