Política

Após impasse, Uneb deve ceder Museu de Ciência e Tecnologia para Secti

Publicado em 26/02/2015, às 16h17   Emerson Nunes (Twitter: @emenunes)


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Manoel Gomes de Mendonça Neto, vai discutir na próxima segunda-feira, o destino do Museu de Ciência e Tecnologia com o reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), José Bites. O impasse começou em agosto de 2013 quando o então governador Jaques Wagner (PT), assinou o Decreto nº. 14.719 integrando a unidade administrativa do museu à estrutura da Secti, mas a Secretaria de Educação não repassou o imóvel, que está sob a gestão da Uneb. 

Em novembro do ano passado, a promotora Hortênsia Gomes Pinho, titular do Núcleo de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual, recomendou a formação de uma comissão para definir como o museu seria repassado à secretaria.

A próxima audiência está marcada para o dia 27 de março.

O MP sugere que o prédio, onde também funciona a Pró-Reitoria de Extensão, seja compartilhado pelas duas instituições e mantenha as atividades educacionais e reativação do museu, fechado para visitação pública desde 2012, até que a Uneb decida onde vai funcionar a Pró-Reitoria. “Ela ocupa o museu e não pode sair de vez. É uma instituição de ensino, não tem aonde colocar a administração dela e não pode parar. Nós estamos trabalhando juntos agora”, afirmou o titular da Secti. "Eles estão liberando uma parte da área para gente ocupar para a Semana de Ciência e Tecnologia, no mês de outubro", complementou.

O Bocão News esteve no museu, mas não teve acesso às dependências. Um funcionário informou que o equipamento está fechado e não permitiu acesso aos equipamentos que estariam descuidados.  O local, onde deveria ser oferecida a “oportunidade de conhecer, interagir e despertar o interesse pela Ciência e Tecnologia”, de acordo com o próprio site, estaria abandonado pela instituição de ensino. 

A Uneb negou abandono, mas não localizou o reitor para se posicionar sobre o impasse.

Mendonça Neto também fez questão de refutar o imbróglio, mesmo com o envolvimento do Ministério Público. "O problema não é a gestão do Museu, mas a administração da Universidade. Eles necessitavam de espaço físico, até porque a área de educação superior cresceu no estado, a Uneb também cresceu e eles foram usando as áreas deles para as áreas de ensino e usam o Museu hoje em dia para a área de administração da Universidade. É só questão de espaço físico mesmo. "A Uneb ocupa o museu com a Pró-Reitoria dela e não pode sair de vez. É uma instituição de ensino e não pode parar. Nós estamos trabalhando juntos agora”.

O governador Rui Costa também foi questionado sobre a postura do estado nos próximos dias e indicou que a Uneb deve ceder o local à Secti. "Isso está sendo discutido porque a Uneb está lá hoje, mas é uma questão administrativa e eles vão se entender. Tenho certeza", afirmou Rui ao Bocão News. 

Localizado na Avenida Jorge Amado, no bairro do Imbuí, o primeiro Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina foi inaugurado em 1979, pelo então governador Roberto Santos, com ajuda de especialistas ingleses. Está implantado em uma área de 85 mil m².

*Colaborou Aparecido Silva.

Publicada originalmente dia 26 de fevereiro de 2015 às 16h53

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp