Política

Sob a benção de Iemanjá, deputados elegem Mesa Diretora

Publicado em 29/01/2015, às 06h16   Cíntia Kelly (Twitter: @cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto um sem números de baianos e turistas levam flores para Iemanjá no mar do Rio Vermelho, os 63 deputados estaduais empossados no dia 1º, comparecerão  à Assemblei a Legislativa, um dia depois para eleger a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2015/2016.


A eleição não deve ter novidades, apesar de o petista Rosemberg Pinto ter levado até o fim a sua candidatura contra o franco favorito Marcelo Nilo (PDT), que deve assumir pela 5ª vez consecutiva o comando do Poder Legislativo. Desta vez, Nilo promete acabar com a reeleição. Isso após ser reeleito até aqui quatro vezes.

Passada a eleição, os trabalhos legislativos serão abertos. Mas sessão para valer deve acontecer após o Carnaval, que vai do dia 12 ao dia 17. Volta ao batente só no dia 23, quando começam as discussões sobre a composição das comissões permanentes e temáticas.


O líder do governo, deputado  Zé Neto (PT), não acredita que haverá muitas alterações. “Deve ter uma ou outra mudança pontual”, salientou ao Bocão News.

O PT deve permanecer na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Afrodescendentes e da Mulher.

Ainda sem projetos para votar, o mais aguardado por milhares de servidores é o de reajuste de seus salários. Segundo Zé Neto, normalmente, a votação de reajuste salarial é apreciada entre março e abril. “O reajuste é sempre retroativos”, disse.

Ao Bocão News, Rui Costa disse que há dois problemas emperrando a construção da proposta. Ambas esbarram na situação econômica do Estado. "Temos limitação orçamentária que não é apenas um problema da Bahia e também a limitação da Lei de Responsabilidade Fiscal".

Para Zé Neto, o grande problema é a previdência. “Quando Wagner assumiu o governo há oito anos, o estado desembolsava R$ 370 milhões com previdência. Hoje são quase R$ 3 bilhões”.

Leia também: Projeto de reajuste salarial para servidores ainda está sendo elaborado, diz Rui

Publicada no dia 28 de fevereiro de 2015, às 9h10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp