Política

SSP pede cooperação da prefeitura contra aumento de assaltos a ônibus

Publicado em 28/01/2015, às 07h02   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma reunião entre secretários do governo do Estado e da prefeitura de Salvador, além do comando da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), nesta terça-feira (27), discutiu ações de enfrentamento à bandidagem que tem tirado o sossego dos usuários do transporte coletivo da capital baiana.

Em uma rápida consulta às ocorrências registradas e disponíveis no site da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), nos últimos 27 dias, primeiros dias do ano de 2015, 180 ônibus foram invadidos por bandidos, em sua maioria portando armas de fogo e que costumam tocar terror e roubar todos os pertences dos passageiros. Os finais de semana são os dias preferidos dos criminosos, quando os assaltos crescem assustadoramente. Só neste sábado (27), dez ônibus foram roubados.

“As empresas também devem ter participação no investimento pela segurança dos usuários do serviço”, cobrou o secretário Maurício Barbosa. Além dele, o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, o comandante-geral da PM baiana, Anselmo Brandão, o delegado-geral adjunto, Bernardino Brito, e o coordenador do Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos, José Mário Mota, participaram do encontro.

O comandante da Operação Gêmeos, major Washington, responsável pelo policiamento ostensivo de combate a ataques contra coletivos, apontou a baixa qualidade das imagens produzidas pelas câmeras instaladas nos ônibus, o que dificulta a identificação dos criminosos. Também há casos onde o posicionamento do equipamento não permite visualizar o que acontece dentro dos ônibus. “Atualmente apenas duas empresas se dispõem a encaminhar o material, mesmo em casos mais graves, e com prazo que não facilita o trabalho ágil”, reclamou o major.

O secretário Fábio Mota garantiu se reunir, ainda esta semana, com os representantes dos três consórcios que exploram o transporte público para anunciar as mudanças sugeridas pela cúpula da SSP. Entre os pedidos feitos à gestão soteropolitana estão a melhoria da qualidade das imagens gravadas dentro dos veículos, maior celeridade na entrega do material à polícia, além da liberação da visibilidade dos pára-brisas traseiros.

Publicada no dia 27 de janeiro de 2015, às 18h21

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp