Política

Fundação JFC retorna às atividades em fevereiro

Publicado em 26/01/2015, às 22h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Fundação João Fernandes da Cunha volta às suas atividades intelectuais e culturais a partir de 2 de fevereiro. A instituição, que dá férias coletivas aos seus funcionários no mês de janeiro, encerrou o ano de 2014 com saldo positivo. Palestras, conferências, lançamento de livros e revista, além da frequência de estudantes de escolas públicas à sua biblioteca e lan house foram marcantes.
Durante a comemoração do Natal entre seus dirigentes e funcionários e a presença de convidados, o presidente da instituição, Silvoney Sales, e a diretora de Planejamento e Articulação, Zenaide Sento-Sé Fernandes da Cunha Almeida falaram dessa afinidade, e o Coral OPA - Oração Pela Arte, entidade  fundada em 1976  pelo padre jesuíta Casimiro Irala, deu o tom musical.
Na oportunidade, o padre Manoel Filho, coordenador da Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Salvador, destacou o trabalho social e educativo realizado pela Fundação João Fernandes da Cunha.
As pessoas que compareceram aos eventos festivos de fim de ano elogiaram os presépios das áreas externa e interna, que são uma marca da Fundação JFC. E destacaram o site da instituição que traz homenagens e lançamentos, como o da revista anote aí! feito em 31 de outubro.
Foi destacada ainda a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com as Cantoras do Rádio, em outubro. Palestras com bispos e acadêmicos, realizados ao longo do ano e a efetividades dos canais de comunicação da Fundação João Fernandes da Cunha, entre os quais se incluem as informações do Grupo de Ação Cultural da Bahia (GACBA) e da Academia de Letras da Bahia.
O criador e sua obra
A Fundação JFC foi criada em 21 de maio de 1992. O dia e o mês correspondem à data de nascimento do seu criador, o educador e economista João Fernandes da Cunha. “Seu espírito empreendedor casava-se perfeitamente com a sua aguçada percepção e inteligência, sua bondade, equilíbrio e sensatez, capacidade de serviço, desprendimento e alma fraterna”, é dessa forma que Silvoney Sales fala sobre JFC.
Segundo Silvoney, apoiado por toda a família Fernandes da Cunha, sua esposa Edite, seus 7 filhos, genros e noras, seus irmãos, que se tornaram todos cofundadores, em 21 de maio de 1992, o professor João Fernandes da Cunha instituiu, fundou e instalou a Fundação João Fernandes da Cunha – entidade cultural, educativa e promocional do ser humano, e que conforme os seus estatutos é uma Pessoa Jurídica de direito privado sem fins lucrativos, à Rua do Politeama, nº 140, lá permanecendo até o ano de 2001, sendo seu presidente durante 14 anos consecutivos, até o seu falecimento ocorrido em 8 de dezembro de 2006. Hoje, a Fundação João Fernandes da Cunha está localizada no Largo do Campo Grande n° 8, Centro de Salvador, realizando tudo que seu criador sonhou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp