Política

Sem medo de perder mandato, Ana Rita Tavares deixa Pros e vai para o PEN

Publicado em 25/01/2015, às 10h54   Cíntia Kelly (Twitter: @cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp

De malas prontas para o Partido Ecológico Nacional (PEN), a vereadora Ana Rita Tavares deixa o Pros após um ano de filiada. Ao Bocão News, a parlamentar justificou a sua saída da legenda. “Necessito ampliar espaço, buscar outros caminhos, crescer”. Ela diz que continua na base do prefeito ACM Neto (DEM).

Em 2012, Ana Rita foi eleita pelo PV com a bandeira da causa animal. Após desentendimentos com o colega de parlamento Marcell Moraes, ela resolveu se abrigar no então recém-criado Pros.

Por estar indo para um partido que já conta com quase três anos de fundado, Ana Rita pode perder o mandato, caso o Ministério Público o requeira na Justiça. “Eu sou advogada e sei exatamente o que estou fazendo”, garantiu ao Bocão News

Entretanto, segundo a resolução 22.610 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido pode pedir o mandato da vereadora alegando que a saída dela não teve uma causa justa.

Ainda de acordo com a resolução, a lei considera justa causa a criação de novo partido;  mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal.

Caso o Pros não requeira o mandato na Justiça em 30 dias, o Ministério Público ou qualquer outra pessoa pode fazê-lo.
O presidente estadual do Pros, deputado federal Maurício Trindade, disse não entender os motivos da saída de Ana Rita da legenda, mas não vai entrar na Justiça para tomar o mandato. ”Os votos dela são dela. Não vamos fazer isso, até porque Ana é nossa amiga. Não temos motivo para fazer isso”, assinala.

Trindade lembra que o Pros conta com quase 1 minuto de tempo na televisão durante propaganda eleitoral. Já o Pen, que elegeu um deputado federal, conta com alguns segundos. “Não sei se é um boa para ele, para os planos dela”.

Além de Ana Rita Tavares, também deve ir para o PEN a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, que deixa o PV.

Nota originalmente postada dia 24

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp