Política

Dono da UTC tem pedido de liberdade negado pelo STF e passa Natal na cadeia

Imagem Dono da UTC tem pedido de liberdade negado pelo STF e passa Natal na cadeia
Ricardo Pessoa foi preso durante 7ª etapa da Operação Lava Jato  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/12/2014, às 06h26   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou nesta terça-feira (23) o pedido de liberdade feito pela defesa do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Ribeiro Pessoa, que está preso desde novembro, em Curitiba.

O empresário baiano é suspeito de participar de um esquema que organizava cartel para a participação de licitações na Petrobras, além de desvio de dinheiro para corrupção de agentes públicos. Conforme as investigações da Polícia Federal (PF), o esquema – conhecido como “clube” – envolve as maiores empreiteiras do país.

Ricardo Pessoa já teve dois pedidos de habeas corpus negados, há duas semanas, pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4º Região e pelo ministro do Supremo Teori Zavascki. A defesa, então, voltou a recorrer ao STF alegando que a soltura do empreiteiro não atrapalharia as investigações do esquema de corrupção.

Como o Supremo está em recesso, Lewandowski está encarregado das decisões urgentes. Ao rejeitar o habeas corpus, ele afirmou que não ficou comprovada qualquer ilegalidade na prisão do executivo.

A UTC Engenharia, que presta serviço à Petrobras, ao governo federal e ao governo da Bahia, é sócia do doleiro Alberto Youssef em um hotel de Salvador. No estado, além do consórcio “Aeroportos Bahia", a empreiteira é responsável pela construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe, no Recôncavo baiano. Integram o consórcio as também baianas Odebrecht e OAS e a Kawasaki. A UTC também é responsável pela construção da ponte Ilhéus – Pontal, obra do governo estadual, através do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).

Publicada no dia 23 de dezembro de 2014, às 18h03

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp