Política

Investimentos de 500 mil no Porto de Aratu e no Polo podem ser barrados

Publicado em 20/12/2014, às 08h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Assembleia Legislativa deve votar na segunda-feira, um projeto de lei de autoria do governo do estado que, se for aprovado, afetará diretamente os projetos considerados cruciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva na Bahia.

Enviada pelo Executivo no último dia 12, a proposta estabelece o Plano de Diretrizes Industriais, Logísticas e de Sustentabilidade do CIA e do Canal de Cotegipe e transforma em Zona de Interesse Ambiental e Recreativo (Ziar) uma localidade conhecida como Prainha. Parte integrada à área de influência do porto de Aratu, a Prainha é o único espaço possível para receber o aporte de R$ 500 milhões, voltados a ampliar a infraestrutura portuária de Aratu, atualmente um dos principais entraves à economia baiana.

O projeto de lei também omite um detalhe importante sobre a Prainha. Como está situada em um trecho isolado da região, cujo acesso hoje só é possível pelo mar, e com alta movimentação de navios de carga e forte atividade industrial, a área não tem nem a segurança nem a configuração adequadas para lazer.

Além de criar um espaço de recreação fadado à inutilidade, a proposta pode afugentar investimentos que dependem da expansão do porto e estrangular o Polo de Camaçari, parte considerável do PIB baiano. As informações são da Coluna Satélite, do Jornal Correio*.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp