Política

MPF apresenta denúncia contra Cerveró e Fernando Baiano à Justiça

Publicado em 15/12/2014, às 13h39   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou novas denúncias contra suspeitos de envolvimento da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), à Justiça Federal do Paraná. O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, o lobista Fernando Soares – conhecido como Fernando Baiano –, o doleiro Alberto Youssef e o executivo da Toyo Setal Júlio Camargo foram denunciados na noite de domingo (14). O MPF confirmou a denúncia na manhã desta segunda-feira (15).

Os quatro são suspeitos, conforme a denúncia, dos crimes de corrupção contra o sistema financeiro nacional e lavagem de capital entre 2006 e 2012. De acordo com o MPF, Fernando Baiano e Nestor Cerveró são suspeitos de receber US$ 40 milhões de propina nos anos de 2006 e 2007 para intermediar a contratação de navios-sonda para a perfuração de águas profundas na África e no México. Fernando Baiano era representante de Nestor Cerveró no esquema, ainda segundo a denúncia.

Conforme o MPF, o pedido dos procuradores é de que os denunciados paguem R$ 296 milhões de devolução das propinas e também de indenização pelos prejuízos causados à estatal.

Procurado pelo G1, o advogado Edson Ribeiro, que defende Nestor Cerveró, disse desconhecer a denúncia. Mesmo assim, ele negou que seu cliente tenha qualquer envolvimento com Fernando Baiano e com o esquema investigado pela Lava Jato. “É uma acusação grave. O ônus da prova é do MPF. Ele não tem nada a ver com essa situação”, afirmou o advogado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp