Política

Waldir Pires defende lei que concede aposentadoria vitalícia a ex-governadores

Gilberto Jr/Bocão News
O petista, que governou a Bahia entre 87 e 89, não vai usufruir do benefício  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr/Bocão News

Publicado em 27/11/2014, às 06h19   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp


O ex-governador da Bahia, Waldir Pires (PT), e atual vereador de Salvador, saiu em defesa da lei aprovada na Assembleia Legislativa do estado (Alba) que concede aposentadoria vitalícia aos ex-governadores. O petista fez questão de lembrar que não receberá o benefício: “Eu renunciei”. O projeto contempla apenas os chefes do Executivo estadual que ficaram quatro anos seguidos no poder ou cinco interlacados.

“Nos Estados Unidos fazem isso, o presidente da República lá, os governadores recebem sempre. Mas você observa, uma pessoa modesta que assume o governo, como é que ela vai viver depois? Então, eu sou favorável à ideia de que autorize isso. Dará tranquilidade para quem vive de renda modesta, um médico, por exemplo, engenheiro, funcionário, etc, não digo quem ganha bastante, três ou quatro mil reais. Como é que vivem?”, afirmou ao Bocão News.

Pires, que foi o 41º governador do estado, entre 15 de março de 1987 e 14 de maio de 1989, associa a aposentadoria vitalícia a um possível fim de corrupção. “Tem uma sociedade que vive a realidade da corrupção desde sempre. Fazem essa onda hoje aí, mas isso é sempre. Você vê: entra um governador e de repente ele sai riquíssimo. Então, pode retirar essa possibilidade de uma fragilidade. Grande parte dos países faz isso, para preservar. Existe o medo: ‘eu saio daqui, vivo num palácio e quando sair tenho com o que viver’”, analisou. “Assegurar essa possibilidade e tranquilidade faz bem à sociedade”, acredita.


Atualmente, o salário do governador Jaques Wagner (PT) é de R$ 19.369,67 e continuará a receber a partir de 2015. Terão direito ao benefício os ex-governadores Paulo Souto, César Borges e João Durval.


Publicada no dia 26 de novembro de 2014, ás 12h54

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp