Política

Imbassahy: 'sigilo é desculpa esfarrapada de Graça Foster'

Imagem Imbassahy: 'sigilo é desculpa esfarrapada de Graça Foster'
PSDB acusa presidente da Petrobras de prevaricar  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/11/2014, às 11h35   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


O líder do PSDB na Câmara Federal, deputado Antônio Imbassahy, rechaçou a justificativa dada pela presidente da Petrobras, Graça Foster, para o fato de ter omitido em depoimento à CPI Mista da Petrobras que tinha o conhecimento de indícios de pagamento de propina da empresa holandesa SBM a funcionários da petrolífera brasileira.

Em nota, a estatal alega que Graça atendeu à imposição de sigilo ao caso, feita pelo Ministério Público Federal (MPF).  Segundo Imbassahy, a justificativa é inaceitável e mostra que a presidente da Petrobras menospreza a importância e as prerrogativas da CPMI.

“É uma desculpa esfarrapada. A presidente da Petrobras não está presa nem firmou acordo de delação premiada, duas situações que a desobrigariam de falar. O sigilo da investigação não é uma autorização para mentir. Na CPMI, o mínimo que ela deveria ter dito era que havia obtido informações sobre indícios de pagamento de propina, mas que não poderia detalhar em virtude do sigilo decretado pelo Ministério Público, conforme ela diz. No entanto, preferiu mentir”, criticou.

Segundo o parlamentar baiano, Graça Fortes adotou o expediente que, segundo ele, “já se tornou marca registrada do governo Dilma, que é mentir ao país”. “Reitero o que já disse: ela perdeu as condições de continuar à frente da Petrobras”, afirmou.

Imbassahy afirmou que entregará ao presidente da CPI mista, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), requerimento solicitando a adoção de medidas cabíveis em decorrência do fato de a própria presidente da Petrobras ter admitido que mentiu à comissão.

Irá também solicitar no âmbito da CPMI o compartilhamento dos documentos trocados entre o MPF e a Petrobras e das investigações internas que se seguiram e requerer à presidente da companhia o comunicado por meio do qual a SBM informou sobre o pagamento de propina.

Na última quinta (20), o líder do PSDB protocolou duas representações contra Graça Foster na Procuradoria da República no Distrito Federal e ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp