Política

Lei Anticorrupção aguarda desde 2013 decreto da presidente Dilma

Imagem Lei Anticorrupção aguarda desde 2013 decreto da presidente Dilma
Em vigor desde 29 de janeiro deste ano, Lei Anticorrupção não pode ser utilizada para punir  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/11/2014, às 16h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Congresso Nacional aprovou em julho de 2013 uma lei para fechar o cerco a empresas que integram esquemas de corrupção. O problema é que até hoje a presidente Dilma Rousseff (PT) não editou decreto para regulamentar a medida.

Em vigor desde 29 de janeiro deste ano, a Lei Anticorrupção não pode ser utilizada para punir os desmandos de empresários e empreiteiras envolvidos em atos de corrupção na Petrobras, por exemplo, mas parte de suas inovações, como a possibilidade de acordos de leniência com corruptores, deve ser colocada em prática pela Controladoria Geral da União (CGU) para mapear detalhes da trama criminosa, exigir ressarcimento dos cofres públicos e fixar multas milionárias às companhias malfeitoras.

“No caso da Lava Jato, as empresas podem chegar a um acordo, denunciar quem praticou os atos e quem recebeu dinheiro da corrupção, restituir os cofres públicos, pagar altas multas como pena e então não ser impedidas de participar de novas licitações”, explica o ex-secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro.

Em dezembro de 2003, entrou em vigor no país o decreto de criação do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, um colegiado destinado a pensar medidas de aperfeiçoamento da administração pública e estratégias de enfrentamento de irregularidades.
“A lei trouxe um impacto inibidor da corrupção, uma vez que agora é possível alcançar diretamente o agente corruptor, ou seja a empresa, e em seu patrimônio”, diz o ministro da CGU, Jorge Hage.

Para ele, ao punir as companhias corruptoras pela via administrativa, o poder público ainda se livra de ter de aguardar a morosidade do Judiciário para reaver os valores desviados. “Com a lei não será necessário aguardar o moroso processo judicial que existe hoje no país, em que o excesso de recursos protelatórios faz com que um processo na Justiça dure quinze ou vinte anos”, afirma.

Depois de ter prometido, no início do ano, a regulamentação rápida da lei, Hage voltou a dizer nesta semana esperar que a pendência seja resolvida “brevemente”. Diante de um escândalo de outra galáxia, como bem classificou o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, é difícil entender a resistência de Dilma.

Informações da Revista Veja.



Publicada no dia 23 de novembro de 2014, às 11h03

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp