Política

PSDB acusa Graça Foster de prevaricar e pede seu afastamento da Petrobras

Imagem PSDB acusa Graça Foster de prevaricar e pede seu afastamento da Petrobras
Presidente é acusada de esconder dos parlamentares que já sabia de pagamento de propina  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/11/2014, às 06h06   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O PSDB pediu à Procuradoria da República no Distrito Federal e ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) que a presidente da Petrobras, Graça Foster, seja afastada do cargo imediatamente.

O motivo seria porque a dirigente escondeu dos parlamentares que já sabia do pagamento de propina a funcionários da Petrobras por parte da holandesa SBM Offshore.

De acordo com informações da revista Veja, quando esteve na CPI da Petrobras, em junho último, Graça Foster teria fingido desconhecer o caso. A dirigente informou apenas que a sindicância da estatal não havia constatado irregularidades.

Entretanto, na última segunda-feira (20) , após deflagração da sétima etapa da Operação Lava Jato, a presidente admitiu que sabia da propina desde maio, quando a própria SBM admitiu os pagamentos.

Na representação, assinada pelo líder tucano na Câmara, Antônio Imbassahy, o PSDB cita o falso testemunho de Graça Foster e também o crime de prevaricação - omissão do dever funcional.

Além do depoimento à CPI, ele cita o fato de a presidente da Petrobras ter transferido imóveis para parentes quando as investigações sobre a compra da refinaria de Pasadena avançaram.

"Ela perdeu a autoridade moral e mentiu durante o depoimento desta CPMI. Não apenas para os senhores deputados e senhores senadores, mas mentiu para o povo brasileiro”, disse Imbassahy na sessão de quarta-feira (19) da CPI mista da Petrobras, quando defendeu que Graça Foster não tem mais condições de presidir a estatal – “algo que já deveria ter ocorrido há bastante tempo”, completou.


Publicada no dia 20 de novembro de 2014, às 18h57

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp