Polícia

PF apura participação de estagiário em esquema fraudulento no INSS

Imagem PF apura participação de estagiário em esquema fraudulento no INSS
Operação foi deflagrada nesta sexta (1º), em Senhor do Bonfim e Juazeiro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/08/2014, às 06h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)]


FacebookTwitterWhatsApp

Foi deflagrada, na manhã desta sexta-feira (1º), uma operação da Polícia Federal na Bahia (PF-BA) intitulada "Operação Embargos". A ação busca localizar pessoas envolvidas em um esquema fraudulento na concessão de benefícios previdenciários a partir da emissão de sentenças judiciais falsas. O principal suspeito é um ex-estagiário da Procuradoria Federal Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a PF, as investigações apuraram que as pessoas beneficiadas pela fraude pagavam R$ 5 mil aos envolvidos no esquema. Foram emitidos três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. A ação policial é realizada nas cidades de Senhor do Bonfim e Juazeiro, ambas no norte da Bahia, e conta o apoio do Ministério da Previdência Social.



De acordo com investigação da PF, os documentos irregulares envolvidos nas concessões previdenciárias eram obtidos a partir da participação do ex-estagiário da Procuradoria Federal do INSS em Senhor do Bonfim, que possuía uma senha para acesso ao sistema. Ainda conforme a PF, a fraude consistia na inclusão de sentenças falsas, supostamente lavradas pelo Juiz Federal da Subseção Judiciária de Campo Formoso/BA, no Sistema Integrado de Controle de Ações da União (SICAU).  O sistema é utilizado pela Procuradoria Federal do INSS, em Senhor do Bonfim.

As investigações apontam que as pessoas beneficiadas pela quadrilha eram cooptadas previamente e se comprometiam, após a concessão do benefício, a realizar empréstimos consignados em instituições financeiras, a fim de renumerar os participantes do esquema pelos “serviços prestados”.

Postada às 16h55 do dia 01 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp