Polícia

Exclusivo: diretora do centro médico fala da saúde de Kátia Vargas e regalias

Imagem  Exclusivo: diretora do centro médico fala da saúde de Kátia Vargas e regalias
“Tratamos Kátia Vargas com conduta médica”, explica Maria Teresa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/11/2013, às 09h30   Caroline Gois (@goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

 “Na realidade ela continua na Central por conduta médica. A gente vem tratando Kátia com conduta médica e ela não saiu ainda para o complexo feminino porque não teve alta”. Esta declaração parte da diretora da Central Médica Penitenciária do Complexo da Mata em Escura, Maria Teresa Rezende, que em conversa exclusiva com o site Bocão News negou as denúncias de regalias concedidas à Katia Vargas, presa no dia 17 de outubro, acusada de ter matado os irmãos Emanuel e Emanuelle, no bairro da Ondina. “Tenho uma enfermaria com dez leitos e dois isolamentos para atender todas as unidades prisionais. Todas às vezes que chega um detento novo preciso colocar no isolamento e homens e mulheres não podem ficar na mesma enfermaria”, explicou.

Quando questionada sobre a visita de familiares e amigos da médica fora do horário permitido, Maria Teresa ressaltou que o acesso a ela (à Kátia) é o mesmo a todos os detentos e falou sobre a denúncia de que o marido da oftalmologista teria dormido no presídio de quinta para sexta, feriado na capital baiana. “
Isso não procede. Todas as vezes que o marido dela vem à unidade prisional, nem sempre ele tem acesso à detenta. Ele vem ou para conversar com o serviço médico, com a diretoria e saber sobre o estado de saúde dela. Ela tem direito também a dois dias de telefonema por semana”, afirmou. De acordo com a Secretaria de Adminstração Penintenciária e Ressocialização (Seap), as visitas de Kátia Vargas só estão autorizadas aos domingos, até às 16h.



Médica Kátia Vargas


Desde que foi presa, quando deixou o hospital Aliança onde ficou internada por uma semana - após o acidente na qual ela é acusada por duplo homicídio triplamente qualificado - Kátia Vargas não saiu da Central Médica do Complexo. “Não posso falar o diagnóstico dela. Ela está relativamente bem”.  ­– E por quê ela ainda recebeu alta?,  interrogou a reportagem.  “Ela tem variações muito grandes no estado de saúde dela. É impossível dar uma previsão de alta. O estado de saúde é complicado”, esquivou-se a diretora.

Porém, as denúncias que chegaram ao site Bocão News e que já foram oficiadas pelo Ministério Público, apontam que Kátia Vargas é atendida diariamente com um tablet, visita íntima e até mesmo uma alimentação especial. Sobre as acusações, das quais a diretoria do presídio tem 48 horas, a partir desta quarta-feira (20), para prestar esclarecimentos, a diretora do Centro Médico se defende: “Acho que é não ter o que falar. Não temos esta conduta. Kátia está como uma interna comum ”.  Não temendo o oficío do MP, Maria Teresa complementou que “toda unidade prisional é inspecionada mensalmente. Não temos nada a esconder”, pontuou.


Fontes ligadas ao site Bocão News informaram quem seriam os responsáveis por conceder as regalias à médica. Estes nomes já foram comunicados pelo Bocão News ao Ministério Público, que promete investigar cada um.

Sobre o caso>>
Após denúncia do Bocão, MP pede explicações sobre regalias de Kátia Vargas


Mais regalias: marido de Kátia Vargas dorme dentro do presídio no feriado


Nota originalmente postada às 18h do dia 20

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp