Polícia

Escândalo na PM demite capitão e coronel

Imagem  Escândalo na PM demite capitão e coronel
Renato Sales e Jorge Lima são demitidos acusados de fraude que envolve milhões  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/06/2013, às 09h05   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um escândalo envolvendo a Polícia Militar do Estado da Bahia veio à tona após um registro no Diário Oficial do Estado da Bahia no último dia 29 informar a demissão de um capitão e um tenente-coronel. Fora publicado a demissão das fileiras da corporação da Polícia Militar dos seguintes oficiais, Tenente Coronel PM RENATO SALES DE OLIVEIRA, matrícula funcional 30.064.515-4 e o Capitão PM JORGE LIMA ROCHA, matrícula funcional 30.073.156-5.



O comando não divulgou as ações específicas que levaram às duas demissões e nem a quais batalhões os dois policiais pertenciam. De acordo com a publicação, a demissão teve como fundamento os artigos 189, no qual o Oficial pode perder o posto e a patente se tiver conduta incompatível com a permanência na corporação, e 190, que permite a demissão do Oficial que houver perdido o posto e a patente sem direito a qualquer remuneração.



Mas, segundo fontes ligadas ao site Bocão News, o tenente-coronel Renato Sales de Oliveira e o capitão Jorge Lima Rocha, pertencentes ao departamento de finanças da PM, foram investigados no ano de 2001, por uma comissão sob a presidência do secretário da fazenda do Governo Paulo Souto, Albérico Mascarenhas. A comissão descobriu um desfalque de R$ 547.651,23 na corporação, mas a fraude se estendeu para mais de R$ 700 mil. Na fraude participou também a funcionária civil Lúcia Maria Barreto de Oliveira, que já foi demitida.

O tenente coronel Sales e o Capitão Lima Rocha foram submetidos ao plenário do Tribunal de Justiça da Bahia, que julgou os oficiais indignos ao oficialato da PM BA. Com a decisão, que é inédita na PM da Bahia, serão cassados os proventos dos policiais. Renato Sales já tinha sido posto na reserva desde 2007 e recebia como Coronel.

O esquema consistia mediante o recebimento de créditos em contas bancárias cadastradas de forma fraudulenta para receber pagamentos pelo Sistema de Informações Contábeis e Financeiras do Estado.


Nota originalmente postada às 12h do dia 1º

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp