Polícia

PM ocupa Itinga para instalar Base Comunitária

Imagem PM ocupa Itinga para instalar Base Comunitária
No início da manhã, quatro pessoas foram detidas, além de armas e drogas apreendidas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/08/2012, às 13h20   Redação Bocão News (Twitter @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta sexta-feira (3), a Polícia Militar inicia operação para ocupar o bairro Itinga, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, para a instalação de mais uma Base Comunitária, na tentativa de conter o índice de violência na capital baiana.  Centenas de policiais estão no local e cumprem mandados de prisão no bairro durante operação que iniciou por volta das 4h da manhã de hoje. 

Próximas bases
A previsão da Secretaria de Segurança Pública é de que 34 bases sejam implantadas no estado até 2014 - 20 em Salvador e 14 no interior. Elas serão fixadas em pontos estratégicos e vão abranger uma área de dois quilômetros quadrados
.

Em nota a PM informa que, por meio do Serviço de Inteligência e Rondesp, 81º CIPM de Itinga e a Polícia Civil iniciaram na madrugada desta sexta-feira (3) a “Operação Itinga em Paz” para a instalação da 6ª Base Comunitária de Segurança (BCS) de Salvador. A ação integra o programa Pacto Pela Vida, que tem como meta reduzir os índices de violência em todo estado. Até o momento já foram presas quatro pessoas: Alisson Cerqueira, Cleber de Jesus (Vulgo), Kel e Vanildo Magalhães de Lima (Vulgo), Bob.  Além da apreensão de duas armas e grande quantidade de drogas.


Serão empregados 289 policiais militares com o objetivo principal de intensificar o policiamento, cumprir 12 (até agora, talvez chegue a 18) mandados de prisão, apreender armas, drogas e veículos irregulares.

A operação foi dividida em três fases: a da inteligência; iniciada há 90 dias com a identificação de criminosos; a ocupação; que envolve o cumprimento dos mandados judiciais e ação ostensiva; e a intensificação, aumentando o número do efetivo na região. Tais etapas antecedem a instalação da Base Comunitária de Segurança, prevista para ser inaugurada ainda neste mês de agosto.

Foram instalados pontos de bloqueio e abordagem nas principais ruas de acesso à Itinga com o objetivo de fazer revistas a pessoas e veículos. Serão realizadas ainda incursões e empregadas guarnições com motocicletas no intuito de permitir maior mobilidade da ação policial.

Matéria originalmente publicada às 07h41 do dia 03/08.

Fotos: Assessoria de Comunicação da PM

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp