Operação da PF prende mais de 20 na Bahia


Por Redação Bocão News

 
Edison dos Santos Cruz e Wesley Oliveira Cruz, pai e filho, chegaram algemados à sede da Polícia Federal


A Polícia Federal (PF) prendeu na Bahia, na manhã desta quarta-feira (10), prefeitos e empresários, entre outros, acusados de envolvimento num esquema que já teria desviado R$ 60 milhões nos últimos cinco anos de verbas federais repassadas à prefeituras, tendo como base relatório da Controladoria Geral da União (CGU). Dos 45 mandados de prisão, a operação Carcará cumpriu 27 e mais 82 mandados de busca em Salvador e em outras 20 cidades do interior.


Em coletiva à imprensa na sede da Superintendência Regional da PF, foram confirmadas as prisões dos prefeitos de Aratuípe, Antônio Miranda Silva; Itatim, Raimunda dos Santos Silva; Utinga, Joilson Vieira; Elísio Medrado, Everaldo Caldas; Lençóis, Marcos Araújo; Cafarnaum, Ivanilton Oliveira Novais; e Santa Therezinha, José Luiz Pedreira Santos.  
 
Na sede da PF, em Salvador, 14 pessoas estão detidas e aguardam para prestar depoimento, entre elas o empresário Edison dos Santos Cruz, proprietário da Sustare Distribuidora de Alimentos, de Itatim, e o filho, Wesley Oliveira Cruz, considerado "laranja" do esquema, além de fornecedores e empregados das empresas. 


Edison e o filho chegaram algemados à sede da PF em Salvador, acompanhados de quatro advogados. Os dois evitaram a imprensa, mas o empresário apontado como mentor do esquema disse que é “apenas um distribuidor”. Como a PF não mantém mais carceragem, todos serão transferidos para a penitenciária Lemos de Brito.
 
Os suspeitos poderão responder por crimes como peculato e emprego irregular de verbas públicas, estelionato, formação de quadrilha, fraude em licitação, modificação ilegal do contrato ou pagamento antecipado e corrupção ativa e passiva. O material apreendido durante a operação será analisado pela PF e pela CGU e deve ser anexado ao inquérito, ainda não concluído. 
 


 

A Operação Carcará é chefiada por Aline Marquesini, titular da Delegacia Previdenciária, e por Cristiano Sampaio, delegado de Combate ao Crime Organizado. A operação, que também foi desencadeada em Sergipe, tem como objetivo combater desvios de verbas federais repassadas para prefeituras por meio de convênios.
 
As investigações foram iniciadas a partir de denúncias contra a empresa Sustare Distribuidora de Alimentos, de propriedade de Edison dos Santos Cruz.


De acordo com a Polícia Federal, as fraudes foram detectadas, principalmente, em recursos destinados à merenda escolar, transporte e compra de medicamentos.
 
Além de Edison dos Santos Cruz, outros empresários envolvidos no esquema de desvio dos recursos públicos teriam sido presos, mas a PF não confirmou, até o momento, a prisão dos empresários Mário Sérgio Ribeiro Ferreira, Clívio Pimentel, Círio Alberto Machado, Igor Ferreira Cruz e Waldir Fernandes Vaz.


A operação foi realizada num esforço conjunto entre a Polícia Federal, Ministério Público (MP), Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Fotos: Edson Ruiz/Bocão News

COMENTÁRIOS

José Antonio - 14/10/2011 - 20:44
No dia 11 de Novembro de 2010, um cidadão por nome de Carlos Jr. postou neste mesmo site, um pedido/solicitação para que a PF vinhesse aqui mesmo em Itagibá/BA, investigar tudo aquilo que 03 vereadores da oposição ao Prefeito atual já denunciaram na PF em Ilheus/BA; sei que os trâmites são demorados, mais AFIRMO CONVICTO, que REALMENTE HOUVE FRAUDE DAS GRANDES aqui na Prefeitura M. de Itagibá, na COMPRA DE MEDICAMENTOS e outros; POR FAVOR, alguém da PF ou da CGU, tomem providências no sentido de AVERIGUAR; os Srs. irão ver,que tudo aquilo que ora já foram denunciados pelos 03 vereadores são verdadeiros; escrevam isso com CANETA DE OURO e gravem bem; a FRAUDE FOI GRANDE!!!!
Daniel Moreira - 05/10/2011 - 18:37
A Polícia Federal deveria manter estes ladrões de dinheiro público na cadeia por pelo menos 1 ano, pra eles aprenderem não desviar dinheiro das crianças, estes políticos estão ricos desfrutando da vida como se nada tivesse acontecido e o pior, ainda vão ter coragem de subir em um palanque para pedir votos, é muita cara de PÁU!!!!!!!!!!!!! Dr. IVANILTON em CAFARNAUM, homem que se dizia digno, direito correto e justo, cadê sua perfeição???? V
carla suzane araujo da silva - 19/05/2011 - 16:23
eu esperava que a justiça pudesse cassar cada um desses ladroes do dinheiro publico e nao que continuassem na cadeira como se nada tivesse acontecido.a pupulaçao quer uma resposta urgente cafarnaum pede socorro a tantos desmandos parece que estao dentro das casas deles manda e e desmanda e nem pensam em sequir leis pra que? as leis eles acham que sao eles que fazem. gostaria de aproveitar e parabenizar a policia federal por o seu trabalho.
REnata - 20/03/2011 - 15:53
Tenho convicção de que a PF já tem provas suficientes contra o Prefeito de SEABRA, tudo agora é uma questão de tempo, pois lugar de bandido é na cadeia!!!! Os rombos na prefeitura são grandes, a lavagem de dinheiro tem sido uma constante em todas festas promovidas na cidade. O prefeito, tem dívida com muita gente e sempre realça que na próxima festinha vai faturar para quitar a insolvência!! A festa junina de 2010...humn... rendeu, os bolsos encheram. Foi numa destas que ele disse a um conhecido meu que iria quitar uma dívida, disse: " após as festas de são joão tá tudo resolvido!!" Penso que é tamanha ignorãncia subestimar a PF, um dia a casa cai. A família vestindo o bom e melhor às custas da PREFEITURA!!! Contas aprovadas com ressalvas???kkkkkkkk Essa eu já esperava... Sabe, Rochinha, hoje voce é Prefeito , mas desta vida a gente só leva recordações!!! Deveria ter vergonha na cara para olhar nos olhos cada filho de Seabra, porque se assim não for, um dia virá para mudar isso tudo...e esá perto..
Daniel Neves - 25/02/2011 - 15:05
Boa tarde.!! Acho que está mais que na hora de haver uma mudança nas leis brasileiras. Uma mudança radical, para fazer valer a "LEI", e obrigar os corruptos a terem medo, receio na hora de agir de forma errada, que os leva a roubar discaradamente o dinheiro público. Eu sou castroalvense, porém não resido la há muitos anos, sair de Castro Alves, com 14 anos de idade, mas minha familia ainda mora la, sem falar que vou à cidade pelo menos uma vez a cada ano. Diferente da maioria dos diversos lugares onde passei em toda minha vida, a cidade de Castro Alves é um lugar que só regrediu, não houve nenhuma mudança progressiva há mais de 30 anos. A Política ainda é a mesma, da mesma forma, da idade da pedra. Lá , o povo ainda tem a cabeça fechada, escolhem seus candidatos, não por experiências e capacidade de administrar, mas sim, porque o candidato é "do povo", que abraça o povo, independente dele ter ou não uma noção de administração, como é o caso do atual prefeito da cidade. Nada contra o homem, Clóves, porém , tudo contra o PREFEITO Clóves. Infelizmente, apesar de ter sido funcionario dentro da prefeitura, mas falta-lhe bagagem ADMINISTRATIVA. Um homem que nunca administrou nada. Sem falar que os filhos estão deitando e rolando com o dinheiro público, sem saber também de nada. TÁ NA HORA DE DAR UM BASTA NISSO!!!!! MAS A CULPA É DO POVO.!!! QUE VIVE EM FUNÇÃO DA PREFEITURA E DESSA POLÍTICA ORDINÁRIA..!!! O POVO DE CASTRO ALVES É ATRASADO. PARADO NO TEMPO , E NEM VER QUE A CIDADE ESTÁ UM CAOS, NÃO TEM NADA, NUNCA DESENVOLVEU. CHEGA.!!!!
caslos fereira do santo - 16/01/2011 - 17:07
denuncia anonimo municipios de tabocas do brejo velho-bahia.cidade sem justiça olâ meu e paulo sou funcianarios da prefeitura municipal de tabocas-bah-ia. hoje faz 10 anos que ex- prefeitos gilmar ribeiro da silva(dem)foi denu-nciados ao tcm,cgc,e ao ministerios publicos federal da bahia.po corrus-pçâos,fraudes,desvios de verbas publicas do estado da bahia. e nada foi resolvidos e nen invertigados das denuncias os desvios dos d-inheiros dos povos solvedos pobres calados. ex- prefeitos gilmar ribeiro da silva(dem)e tão espertos usou nome dos seu parente,para se usados como laranjas. uns dos comerciastes irmâo ex- prefeitos gilmar r-s- vou usados para la-vas os denheiros da que era repassdos dos governos federal do estado da bahia. tem mais denuncias ,o novo prefeitos eleitol em 2008 po comprar de vot-os na cidade tabocas do brejo velho-bahia.que tambem e parceiro do ex-p-refeitos gilmar ribeiro da silva (dem)ele novo prefeitos josé cavalcant-e de araújo(dem)tambem foi denuncias po comprarde votos, corruspçâos e fraudes,desvios dos cofres publicos federal do estado da bahia. eu como cidadâo brasileiro hosnestos trabalhados nunca vir tantas corru-spçâo,aqui na minha cidade de tabocas do brejo velho-bahia. esperos que a justça do país tomar urguns provêdencia urgente,para conb-ates estes corruspi que estâo ricos e milhôenaris.como dinheiro da saud-es,meredas escolares,cosntrusçâos de obras,agricultuaras rural,estrada-s.todos este dinheiros foram desviados dos cofres publicos que era repassdos do governosfederaldaoestado da bahia.

Carregar mais comentários.

COMENTAR

* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

Windows Media Player Winamp QuickTime Real Player

RELACIONADAS

Entretenimento

Bellintani quer fazer a população ocupar espaços públicos de Salvador

Infraestrutura

Buracos em pista impedem aviões de pousar em Salvador

Política

Tiago Correia é o candidato à presidência da Câmara de Salvador pelo PTN

Justiça

Lojistas prometem barrar cobrança nos estacionamentos dos shoppings de Salvador