Polícia

Justiça determina prisão preventiva de lobista Fernando Baiano

Veja
Lobista cobrava propina para negociar sondas para Petrobras   |   Bnews - Divulgação Veja

Publicado em 22/11/2014, às 10h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça determinou a prisão preventiva do lobista Fernando Antônio Falcão Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção montado com empreiteiras para desviar recursos de obras da estatal, que é investigado pela Polícia Federal.

Para o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, já existem elementos suficientes para que Soares responda pelos crimes de fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

De acordo com o depoimento do executivo Júlio Camargo, da Toyo Setal, beneficiado pelo acordo de delação premiada, Baiano foi procurado em 2005, quando atuava como agente da empresa coreana Samsung, para negociar a venda de sondas de perfuração para a Petrobras, que seriam utilizadas na África.

Soares teria dito a Camargo que a negociação só seria fechada se ele pagasse propina de US$ 15 milhões. O valor teria sido depositado no banco Winterbothan, em uma conta no Uruguai. Dois meses depois Camargo teria que pagar U$ 25 milhões em propina para comprar uma segunda sonda que seria utilizada no Golfo do México.

Duas empresas do lobista, a Techinis e Hawk Eyes, teriam recebido R$ 9,6 milhões em propina.

Publicada no dia 21 de novembro de 2014, às 20h29


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp