Política

Ministro do TCU deixa relatoria do processo de leniência da UTC

Publicado em 12/02/2016, às 11h59   Redação Bocão News (@bocanews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro  Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro, deixou nesta quinta-feira (11) a relatoria do processo de leniência da construtora UTC. Carreiro, que é vice-presidente do tribunal, se declarou impedido em despacho feito à secretaria do tribunal. Agora outro ministro será sorteado pra acompanhar o caso da UTC.
Como o processo era sigiloso, até o nome do relator do caso da UTC também não era público. A informação de que o ministro conduzia o caso e de que ele se declarou impedido foi publicada pelo jornal "O Globo". Carreiro estava na relatoria desde junho.

Além de vice-presidente, ele é também corregedor do TCU, que hoje tem investigação interna sobre as suspeitas levantadas pelo Ricardo Pessoa na delação. A investigação ainda não gerou resultados , está em andamento. Mas pode gerar um nova investigação exclusiva sobre a conduta do ministro.

A TV Globo revelou em julho do ano passado que o dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, investigado pela operação Lava Jato, disse em depoimento de delação premiada ao que repassou R$ 1 milhão para o advogado Tiago Cedraz, quantia que, segundo afirmou, deveria chegar ao ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Carreiro é investigado no inquérito 4075 no Supremo Tribunal Federal (STF), junto com Tiago Cedraz. O inquérito, atualmente, está em fase de diligências e coleta de provas. Recentemente a Polícia Federal pediu mais prazo para investigação.

Ao G1, o ministro afirmou que não viu conflito no fato de estar citado na delação pelo dono da construtora e relatar um processo envolvendo a mesma empreiteira . "Não vi conflito. Mas é melhor sair desse foco para não ter suspeita", declarou Carreiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags