Política

De quem é a praça? Prefeitura anuncia inauguração já feita pelo Governo em 2014

Publicado em 27/11/2015, às 05h50   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à disputa por coletivas para atrair os holofotes da imprensa, uma delas nunca foi tão contestada. Isso porque, na tarde desta quinta-feira (26), a assessoria de comunicação da prefeitura de Salvador convidou a imprensa para a inauguração da Praça Irmã Dulce. Até aí, tudo bem. O que chamou a atenção do seria simplesmente mais uma pauta foi o fato de já ter havido pauta semelhante, ou melhor, igual.

Em janeiro de 2014, o site Bocão News esteve na Praça Irmã Dulce, a que está prestes a ser inaugurada nesta sexta por Neto. Entretanto, na primeira ocasião, a imprensa esteve com Jaques Wagner e também com Neto, que acompanhou de perto a cerimônia. Na oportunidade que data de 15 de janeiro, o ex-governador Jaques Wagner inaugurou, no Largo de Roma, a Praça Irmã Dulce. As intervenções envolveram paisagismo, pavimentação, iluminação, gradil e um novo sistema viário para o espaço. De acordo com Wagner, o local abre espaço para o turismo religioso, que em Salvador ainda é pouco explorado.

Na ocasião, foi instalado o Monumento Irmã Dulce, uma obra de arte do artista plástico Bel Borba, com mais de oito metros de altura e pesando aproximadamente 20 toneladas. “É uma praça que tem a dignidade do nome dela e que com certeza vai servir para aumentar o turismo religioso na Bahia”, disse Wagner à época, que visitou as obras do Hospital São Jorge e refirmou o apoio as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) para a construção da Unidade de Radioterapia Nossa Senhora de Fátima.

Além do governador, o evento contou com as presenças da ministra da cultura Marta Suplicy, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vice-prefeita Célia Sacramento, Bel Borba, deputados, vereadores e de fiéis.

Apesar de presenciar o feito acima, o democrata afirmou, através da assessoria que amanhã "com mais conforto e maior capacidade de receber visitantes, a nova Praça Irmã Dulce será entregue pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (27), às 17h, no Largo de Roma, na Cidade Baixa. O local passou por diversas intervenções, tendo sua área ampliada para cerca de 18 mil m².

As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), e resultaram na compatibilização do piso do equipamento com o calçamento do entorno, além da construção do estacionamento com capacidade para abrigar 106 veículos (54 carros e 52 ônibus). O custo total da reforma foi de aproximadamente R$ 2,8 milhões".

Ainda segundo a prefeitura, a reforma englobou 8 mil m² de pavimentação asfáltica, 4,5 mil m² de piso intertravado, 1.550 m² de gramado e 900m² de passeio com meio fio, além de 525 m² de muretas, 600m de drenagem pluvial e nova iluminação.

Para entender a situação sobre quem é o pai da Praça, a reportagem procurou ligadas ao Governo, que logo rebateram. "Quase dois anos depois, o prefeito anuncia que está inaugurando a praça Irmã Dulce, se apropriando do equipamento reformado pelo Governo do Estado e confundindo a população. Que fique claro, o que ACM Neto entrega nesta sexta, 27 de novembro de 2015, é terminal de ônibus. E nada tem a ver com área de convivência feita para a população que homenageia Irmã Dulce", afirmaram as fontes.

Sendo assim e em meio à guerra para saber quem faz mais por Salvador, a Praça tornou-se o algoz dos afazeres de Neto e Rui. Enquanto um já fez, o outro quer repetir o feito. O detalhe agora é que não há novidade e a prefeitura errou o endereço, perdendo ponto para incluir mais uma obra no currículo da disputa para 2016.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp