Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Aleluia corre da Verde Limpo e a volta de Dalva Sele

Publicado em 26/11/2015, às 06h03   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Aleluia mergulha

No desenrolar da Operação Verde Limpo, que investiga um esquema de corrupção na extinta Semut, os burburinhos sobre o ex-secretário José Carlos Aleluia (DEM) ganharam corpo. O deputado era o responsável pela pasta no período em que os fiscais deitavam e rolavam cobrando propina e recebendo equipamentos como pagamento de multas. Sobre a investigação, Aleluia, que sempre se manifesta sobre assuntos diversos, não disse um A. Para apimentar ainda mais os burburinhos, circulou a informação de que o ex-diretor da Semut, Emanuel Mendonça, teria sido indicação política do presidente do Democratas. Mendonça foi apontado como o mentor do esquema. Ele foi conduzido pela polícia para prestar esclarecimentos, mas foi liberado. O secretário Sílvio Pinheiro, atual chefe de Emanuel Mendonça, fugiu do assunto ao ser questionado. Disse não saber se o atual coordenador da Sucom era indicado de Aleluia, e afirmou que, ao que tudo indica, Emanuel Mendonça deve ser demitido do cargo de confiança. É esperar para crer. Já Aleluia “mergulhou” e não apareceu para dar explicações.
Lula “nem” lá

As vaias recebidas pelo ex-presidente Lula em Salvador causaram surpresa aos parlamentares que acompanhavam o petista durante a caminhada do Dia da Consciência Negra, na Liberdade. Perplexos, os deputados cochichavam nos ouvidos uns dos outros e era nítido que queriam que o ato logo acabasse. Não deu outra. Cinco minutos depois, Lula terminou seu discurso e saiu “quase” de fininho no meio da multidão.
Brutalidade
Apesar de uma saída à francesa, a chegada do ex-presidente Lula foi extremamente conturbada na Liberdade no Dia da Consciência Negra. Só de carros oficiais a serviço do governo da Bahia foram 12. Além de batedores, o comboio contou com a escolta de seguranças da Governadoria e de policiais militares que fizeram a corda do caranguejo. Lula e Rui Costa desfilaram em carro fechado no meio da multidão que participava da caminhada. Os petistas só desceram na porta do trio elétrico estacionado na Praça Nelson Mandela. Com o arsenal de seguranças e PMs, ninguém arriscou chegar perto. Só os jornalistas, por ofício, tentaram uma declaração do líder petista, mas sofreram um bocado. Com a brutalidade da segurança, teve jornalista que levou cotovelada, braço roxo e cassetete na costela. Para que isso, meu rei?
"Tintindo Nada"
Lula chegou com uma hora e meia de atraso na caminhada na Liberdade, em comemoração à Consciência Negra. Quando pegou o microfone para discursar, já estava quase sem voz e meio que sem ter condições de raciocinar muito bem. Mas, quando as vaias tomaram conta de toda a Praça Nelson Mandela, o ex-presidente foi obrigado a reorganizar o raciocínio para tentar alcamar a multidão que protestava. Como não conseguiu conter os revoltosos com o seu poder de oratória, Lula não demorou mais que cinco minutos discursando. Como diz lá no Pelourinho: "cortaram a lombra" de Lula.
O retorno de Dalva Sele

Pivô do escândalo da denúncia do Instituto Brasil contra petistas nas eleições de 2014, a sumida Dalva Sele resolveu aparecer novamente em solo soteropolitano. Agora, ela ataca de corretora de imóveis. Foi vista vendendo o próprio apartamento para um casal de clientes no Horto Florestal. Um luxuoso imóvel, com quatro suítes e uma vista de causar inveja.
Ensaios para 2016
Uma moradora do bairro de Narandiba não digeriu bem o formato da cerimônia em que o governador Rui Costa (PT) autorizou o início das obras de urbanização no entorno do Hospital Roberto Santos. Para falar ao microfone, o cerimonial do governo escolheu representantes, a exemplo do vereador Gilmar Santiago (PT) para falar em nomes dos colegas presentes, a deputada Fátima Nunes (PT) para discursar em nome dos legisladores estaduais e Antônio Brito (PTB) para representar os federais. No meio do discurso da parlamentar petista, a referida moradora deu meia volta no corredor do auditório lotado e se retirou do local com o protesto: "Isso aqui está parecendo comício". Era só um ensaio para os atos que serão presenciados em 2016.
“Emperradas” impositivas
As emendas impositivas dos deputados estaduais já viraram “emperradas” impositivas. O secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, e o presidente da Alba chegaram a afirmar que as propostas foram garantidas aos 63 deputados, o que foi prontamente desmentido pela bancada de oposição. As emendas são garantidas por lei, mas o Governo do estado continua afirmando que não tem dinheiro suficiente. Por outro lado, os deputados se articulam para travar a pauta na Casa, o que tem deixado o Governo apreensivo, já que precisa aprovar a proposta orçamentária do ano que vem.
Primeira impressão é a que fica
Se o ditado se perpetua, nada vai adiantar as mudanças no visual que o deputado estadual Zé Neto (PT) está fazendo. Os comentários nos bastidores é que o petista quer ficar bem na fita para as eleições em Feira de Santana. Depois de mudar os cabelos, Zé Neto deixou os óculos. Ao ser questionado pelo Bocão News, o petista disse que "é história". "Só estou testando uso de lentes que são mais confortáveis para mim".
Nilo, retou, mais uma vez

Após ser "premiado" pela maioria dos jornalistas que "supostamente" cobre os trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, já que a Tribuna de Imprensa não constuma ficar tão cheia, a não ser de assessores dos deputados, o presidente Marcelo Nilo faltou à premiação aos profissionais da imprensa, nesta quarta-feira (25). Conversas de corredor dão conta de que Nilo ficou chateado por ter vencido com uma pequena margem de votos o deputado Luciano Ribeiro (DEM), mesmo após sua peregrinação aos celulares dos jornalistas aptos a votarem no pleito. A zanga foi tamanha que o chefe da Alba faltou à votação de projetos importantes do Executivo ontem, como o PPA, atitude que ele não costuma fazer, a não ser quando não quer ver a cara de ninguém, principalmente dos repórteres que cobrem, de fato, as atividades do Legislativo baiano.
Poder da máquina I
Nilo tem esbanjado o título Parlamentar Destaque. O fato curioso é que nos últimos 11 anos ele levou esse título ininterruptamente. Coincidência ou não, ele está no poder da Casa de Leis da Bahia há quase dez anos. Nesses anos mencionados, nenhum deputado estadual da Terra Mãe do Brasil teve trabalho merecedor de levar o troféu de destaque?
Poder da máquina II
A derrota do desembargador José Olegário Caldas para Maria do Socorro na disputa pela presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) mostrou que o poder da máquina não tem peso na Corte. Apesar do apoio do atual presidente Eserval Rocha, Olegário tomou goleada para Maria do Socorro. Desta vez, a regra do ouro não valeu, porque quem tinha o ouro não fez a regra.
Meia armador

O presidente da Câmara de Salvador, vereador Paulo Câmara (PSDB), não deixa de dar atenção às bases, e, de quebra, fazer o exercício aeróbico nas comunidades de Salvador. Aos 43 anos recém completados, Câmara concilia as atividades políticas com os babas nos finais de semana. Quem já viu o tucano jogar, garante que é “um meia armador com algum talento” e que chega a jogar futebol duas vezes ao dia.
Clima de amor
O amor estava solto no Plenário da Câmara de Salvador nesta quarta-feira (25). Após embates entre bancadas, muita discussão, o vereador Léo Prates (DEM) declarou amor ao seu líder governista, vereador Joceval Rodrigues (PPS) e o vereador Carballal (PV) também fez questão de demonstrar seu amor e carinho pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB). "Amor, I love you..."
Bate e volta
Falam os governistas que quanto mais os oposicionistas batem na vereadora Cátia Rodrigues (PHS), mais cresce o público eleitor nas urnas. Alguns cabeças da bancada andavam dizendo nos corredores da Casa que a esposa do Pastor Luciano vai ser a mais votada de 2016. Cátia ganhou as luzes dos holofotes após a polêmica do dia municipal de conscientização antiaborto e da indicação para a construção da bíblia entre os orixás do Dique do Tororó.
Bolão do doido
Na Câmara de Salvador, o que circula nos bastidores é um bolão para saber quantos votos Isidório pode pipocar na urna no próximo ano. O novo integrante do Pros, volta e meia, é motivo de comentários nas rodas de conversas durante as sessões. Muitos acreditam que com a visibilidade, o voto de protesto, os evangélicos e familiares que convivem com dependentes químicos podem ser os eleitores fieis do presidente da Fundação Dr. Jesus.
O arquiteto e o engenheiro
Fora do meio político, existe uma comparação interessante entre o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto. Rui é tido como o engenheiro, que abre rua, faz obras maiores como as novas avenidas e o metrô, e Neto é o arquiteto, que prima mais pela beleza, a exemplo da orla, sua maior obra.
Patrocínio, pra quê?
O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, começou a investir na sua página pessoal do Facebook. O gestor da pasta resolveu patrocinar o seu perfil na rede social. Nesta brincadeira, já tem quase 6 mil seguidores. Mas, patrocinar, pra quê? Será que o secretário tem alguma pretensão política? Fica a pergunta no ar.
Semi-Deus
Todo mundo sabe que o ainda presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, não calça as sandálias da humildade. E, na semana passada, ele demonstrou mais uma vez isso. Na sessão que escolheu o novo comandante da Corte, Eserval se atrapalhou com as cédulas de votação e disparou: “até eu sou falível.” Uma jornalista então questionou: “Ele é Deus que não erra?”.
Líder Maia  
O deputado federal Arthur Maia não apenas está de mudança para o PPS como já está comandando a sigla no estado. O indicado para a presidência, Maurício César, é muito seu amigo, sendo sócio em alguns negócios e tesoureiro na última campanha de 2014. Segundo fontes do Bocão News, ele armou toda a cama para não apenas pular de sigla, - atualmente integra os quadros do Solidariedade, mas, principalmente encontrar no novo abrigo mais força, já que burburinhos apontam que o parlamentar não se conformava em não ter o partido sob a sua batuta. Há informações de que ele continua fazendo jogo, sem assumir a saída para Paulinho da Força.
Liga da Justiça
Um busdoor com a imagem de quatro deputados: Lúcio Vieira Lima (PMDB), Tia Eron (PRB), Uldurico Junior (PTC) e Sérgio Brito (PSD) circula pelas ruas da cidade. Os quatro foram intitulados na peça publicitária como 'Amigos da Justiça'. Isso porque, além deles, mais 23 deputados baianos apoiaram o PLC28/2015, que estabelece reajuste escalonado para os servidores do Poder Judiciário. O aumento deveria variar de 53% a 78,56%, dependendo da classe e do padrão do servidor. Entretanto, em julho deste ano, a presidente Dilma Roussef (PT) vetou o projeto. 
Falha contábil
Um fato curioso passou quase que despercebido na assinatura do Consórcio Público de Saúde, realizado na semana passada, no Salão de Atos da Governadoria. Os dois líderes dos consórcios tiveram as contas rejeitadas pelo TCMTanto o presidente do Consórcio do Vale do Jiquiriçá, entidade que representa mais de 20 municípios da região, Zé Cocá, quanto o presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (CIMURC), que compõe 16 municípios, Railton de Oliveira, descumpriram o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Railton de Oliveira é prefeito de Itagi e o município extrapolou o limite de 54% estabelecido na Lei. Já Zé Cocá, prefeito da cidade de Lafaiete Coutinho, aplicou 22% em educação sendo que o percentual mínimo é de 25%. Ao Bocão News, ele disse que houve uma falha contábil e já entrou com uma ação solicitando a recontagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp