Personalidade

Morre artista plástica baiana Eliana Kertész

Publicado em 26/03/2017, às 12h25   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A artista plástica baiana Eliana Kertész faleceu na manhã deste domingo (26). Ela lutava contra um câncer.

Eliana é autora das esculturas das Gordinhas de Ondina, chamadas originalmente As Meninas do Brasil, no fim da Avenida Ademar de Barros.

Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, assim como seu ex-marido Mário Kertész. Em sua atuação política, Eliana se tornou a vereadora mais votada da capital baiana pelo PMDB, em 1982, com 17,3% dos votos válidos.

Licenciou-se do mandato de vereadora em dezembro de 1985, assumindo a Secretaria da Educação e Cultura de Salvador, na segunda gestão de Mário Kertész (1986-1989).

Eliana Kertész nasceu em Conceição da Feira, no Recôncavo baiano, e ainda criança mudou-se para Salvador, onde residiu após algumas mudanças que a levaram para Paris e Rio de Janeiro, cidades em que aprimorou seus conhecimentos na arte, iniciados anteriormente na capital baiana. Foi em 1993 que iniciou sua carreira com uma exposição individual de esculturas no Escritório de Arte da Bahia, em Salvador.

Eliana deixa 4 filhos: Duda, Marcelo, Mariana e Chico – além de Sergio, filho do primeiro casamento de Mário, a quem ela amava como um próprio filho. Eliana deixa também 8 netos – Edu, Cacá, Ana, Maria, João, Pedro, Antônio e Felipe.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp