Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: pesquisa de 7 chaves e prefeito pikachu

Publicado em 29/09/2016, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa 7 chaves


Uma pesquisa está guardada a sete chaves sobre a sucessão do governo estadual. Duas grandes autoridades do estado, segundo informações, estão empatadas tecnicamente na capital baiana. Vai ter muito chão pela frente a partir do dia 3.

SPC e Serasa, atenção!

O que vai ter de calote neste momento pós-eleição... Já tem fornecedor se preparando para o baque. Haja nomes no SPC e Serasa. Se os bonitos dos candidatos não arrumarem direito sua vida pós-eleição agora, sofrerão sérias conseqüências em pleitos futuros.

O doido no debate

O debate da TVE Bahia foi mais animado do que o da Record, principalmente pelo fato de ter ganhado o título de pioneiro em 2016. Isidório mesmo, como sempre faz na Assembleia Legislativa, antes de sentar em sua cadeira, ficou de joelhos e fez suas orações de praxe. Se não vai na luta, vai na fé. Já no debate da Rádio Excelsior ele resolveu responder uma pergunta usando seu tempo de dois minutos cantando o seu jingle de campanha: “agora é a vez do doido...”

Sinônimos

Ah, por falar nele, Isidório virou sinônimo de doido. Se alguém te parar na rua e te chamar pelo nome do candidato, pode ter certeza: tá chamando de doido. Não é que o marketing pegou direitinho?

Sabe de nada

Pessoa mais seca para atender jornalistas antes de debates igual a vice-prefeita Célia Sacramento (PPL), não há. Em perguntas mais embaraçosas e que envolvem o prefeito ACM Neto (DEM), inclusive contextualizando com declarações dela em outras entrevistas, ela para, olha para o repórter, dá um sorriso e diz: “não, não sei de nada não”. Vá nessa Celinha, você nunca sabe de nada, não é a toa que perdeu a vaga de vice de Neto e teve que articular campanha nos 45 do segundo tempo.

Torcida organizada

O debate da TVE Bahia foi divertido também pela logística montada. Os assessores convidados e jornalistas foram acomodados no teatro do Irdeb, onde foi montado um telão para que todos pudessem assistir o confronto mediado pelo jornalista Bob Fernandes. Parecia uma sala de cinema, mas com torcida organizada. Cada hora era um barulho quando algum dos seis postulantes presentes falavam.

Cadê os “amigos de Neto”?

No debate da Record Bahia o candidato Da Luz (PRTB) que anda para cima e para baixo com Chiquinho - seu único amigo? - que mais parece o seu vice, cantou uma pedra cantada por esta Coluna há algumas semanas: cadê os amigos de ACM Neto (DEM)? Geddel Vieira Lima (PMDB) pouco se viu na campanha do demista. O que será que se passa? Vergonha? O vice de Neto é do PMDB, logo, da chapa de Temer. Por falar no presidente, esse, realmente, não dará as caras da Bahia tão cedo. Tivemos mais prestígios em tempos petistas... 

Neto Pikachu

Falando em Da Luz, no debate da Record Bahia, o candidato que só tem oito segundos no horário eleitoral, soltou uma nova pérola: comparou o prefeito ACM Neto ao Pokémon Pikachu por conta de suas ausências nos debates. “Ele foge, some, parece o Pokémon mais difícil de ser capturado: o Pikachu”. Rapaz, se o Neto puxar mesmo a genialidade de vovô, como muitos dizem, deve soltar muito choque do trovão por onde passa.

Todo mundo odeia o Michel

Da mesma forma que o PT tem se afastado no ranço da estrela, o PMDB reza a mesma cartilha em se afastar de Temer. Herzem Gusmão em Vitória da Conquista mesmo... O povo de lá, ligado à oposição, foi pra cima com a tática ligar o ex-deputado ao presidente que a esquerda chama de “golpista”. Herzem abre o olho não, se a eleição for para o segundo turno o bicho vai pegar para o lado dele.

Bassuma no Bandejão?

Não é servidor da Assembleia Legislativa da Bahia, nem deputado, mas almoça no restaurante exclusivo dos funcionários, o famoso ‘Bandejão da Alba”. O candidato a vice de Isidório, Luiz Bassuma, foi flagrado almoçando no local na última segunda. Na certa foi fazer companhia a esposa, nomeada na Casa (no gabinete do Pastor Isidorio), logo após o anúncio da formação da chapa com o “doido”. A informação obtida pelo site é que o próprio Isidório solicita a liberação do almoço do seu vice.  A Casa do Povo agora paga almoço para Deus e mundo e o “doido” vai acabar com a máfia...como diz o jingle de campanha.

Carro de mão pá pá

Falando em Isidório, criatividade é que não falta para o candidato. Em época de vacas magras então. A imagem que circula por ai com vários carros de mão plotados com o número do candidato deixou todos na curiosidade, será que é carretada de carro de mão? 

É Mortadela?

A campanha do vereador Claudio Tinoco (DEM) pode não ser das mais ricas, mas, tem um gasto bem estranho. O demista, segundo a própria declaração, gastou mais de R$ 9 mil com atividades de militância e mobilização de rua. Será que pagou a militância com mortadela?

Segura a poddle...

Entra ano, sai ano e o eleitor não para de surpreender-se com as peripécias dos candidatos. Quando chega a eleição, a criatividade ou falta dela nos faz ficar perplexos com os slogans, chamadas, jingles, discursos e porque não cachorros dançando em cima de um mini trio. Se não fosse cômico seria trágico. Uma candidata a vereadora de Salvador que se diz a verdadeira protetora dos animais decidiu tornar a coisa animalesca e com um  mini trio tentou deixar a Paralela mais atrativa em meio ao engarrafamento. Vestidos da cabeça aos pés, um pit bull e uma poddle fingem entreter a rua enquanto nem eles mais suportam o jingle que entra por osmose. De um lado, o homem pit bull levantava as mãos, dançava, enquanto o sol esquentava a confortável roupa. Já a poddle não achou graça da brincadeira e com o rabinho entre as pernas segurou firme com medo de não cair do carro que escapava do congestionamento. Entre tantos protetores e afins, a eleição deste ano está quase uma TV Colosso atrás de voto. Basta gritar "Tá na mesa pessoal, tá na hora de matar a fome!", que logo os candidatos se transformam em donos de carrocinha. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp