Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: ex-vereador furão tem tirado sossego de colegas

Publicado em 28/04/2016, às 05h58   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-vereador furão

Cinco vereadores abordaram a equipe do Bocão News na Câmara de Vereadores para falar do ex-vereador Paulo Magalhães Júnior (PV). Todos os cinco o chamaram de “ex-vereador Furão”. Motivo? Tem entrado em áreas dos seus colegas e tentado se aproveitar de obras e realizações sem ser o pai da criança, pelo menos foi isso que os parlamentares municipais afirmaram. Bairros como Plataforma, Mussurunga e São Cristovão são locais da ação do suplente da Câmara de Vereadores. Todos os cinco foram unânimes: “não aguentam mais e vão pra cima”. Xii....

De olho em Pinheiro

Não foi de bom grado que o PT recebeu a notícia de Rui Costa (PT) do senador Walter Pinheiro (sem partido) assumir a secretaria de Educação. Alas mais radicais não querem ver o ex-petista nem pintado de ouro, principalmente pelo fato da ruptura do político com o partido. Como Pinheiro tava em cima do muro por conta da votação do impeachment contra a presidente Dilma, alguns aliados de Rui, inclusive, defendem a exoneração do senador quando a votação passar e Roberto Muniz (PP), suplente, garantir o voto contrário ao afastamento.

Pelê, o retorno?

Não digam que não avisei: não se assustem se o candidato do PT a prefeitura de Salvador for Nelson Pelegrino. O nome que mais rolou na reunião do PT nesta semana foi o dele, porém, petistas protelaram mais uma vez a escolha para o final de maio. Dizem os mais próximos que ele é quem não quer.  "Ma$ ninguém $abe dizer quai$ $ão o$ motivo$$$$$$".  O que pesa em seu favor é o nome, pois já é conhecido. Pelo o que também se comenta, o certo é que quem anda bem no boca a boca soteropolitano é a senadora Lídice da Mata (PSB), seguida do deputado Sargente Isidório (PDT). O prefeito ACM Neto (DEM) deu uma escorregada na casca de banana e a socialista está aproveitando bem alguns vácuos. 

Baralho do golpe

O jornal Tribuna da Bahia desta quarta-feira (27) levou em sua capa um “baralho” dos possíveis ministros do vice-presidente da república, Michel Temer (PMDB). Quem não perdeu a oportunidade de criticar o peemedebista foi o vereador Arnando Lessa (PT). Na tribuna da Casa largou: “Esse daqui tá parecendo o baralho do crime da secretaria de Segurança Pública. É o baralho do golpe com nome e foto de todos os participantes”, disse.

(Nem) Freud explica

Na psicanálise Freud explica que o “ato falho” é um sintoma do inconsciente que aparece em erros e falhas cotidianas ou mesmo uma constituição de compromisso entre o intuito consciente da pessoa e o reprimido. A análise é genérica, mas vale para tentar (ou não) explicar o pequeno “erro” do prefeito ao chamar o secretário da Fazenda, Paulo Souto, de governador do Estado. Inconsciente, previsão futura ou vontade reprimida, não se sabe! Fato é que Netinho sempre que pode internaliza a ideia que Souto não perdeu as eleições em 2014. É, mas perdeu!

A pasta de Neto

Falando em Neto, é nítida a felicidade do prefeito com a possibilidade de Michel Temer, fiel aliado do PMDB, ex-colega na Câmara dos Deputados, se tornar presidente do Brasil. No discurso durante a coletiva desta quarta-feira (27) o tom foi de “dias melhores virão” , “não vamos ter tanta dor de cabeça”.  A informação também que chegou ao Bocão News é a de que Neto já esteve em Brasília com uma senhora pasta cheia de pedidos e processos de obras. Tomara que a pasta só não tenha sido rosa.

Não vai ter golpe, vai ter Uber

Rapaz... a cruzada contra o Uber pode ganhar novos capítulos. A Câmara aprovou o projeto de lei do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), mas a informação é a de que 80% da CMS é a favor do Uber, principalmente aqueles que tem o público eleitor na Classe Média: em especial a base governista. Quem ia querer contrariar os taxistas e o prefeito ACM Neto? Ninguém!

Lava Jato

Chamou atenção um flagra feito pela equipe do Bocão News durante uma das visitas do governo Rui Costa (PT) a bairros populares de Salvador. Alguns brincam e dizem que ela é muito alto explicativa. O petista entrou no Lava Jato e não gostou do que viu. A cara da foto mostra isso. Ah, e por falar em Lava Jato, a possível delação premiada de Marcelo Odebrecht pode abalar as estrutuas de muita gente ligadas a Rui, como de pessoas ligadíssimas ao prefeito ACM Neto (DEM). 

Haja Coração

Ex-filiada do PV, a ex-primeira dama da Bahia, Fátima Mendonça, esposa do atual ministro de Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner (PT), nega que tenha pretensão de ser prefeita de Andaraí, na Chapada Diamantina, como chegou a ser especulado no ano passado. Ela e Wagner possuem propriedade no município e chegaram a transferir o domicílio eleitoral para lá. "Não tenho coração para ser candidata, eu não aguento", justificou Fátima no evento da presidente Dilma na última terça-feira (25), em Salvador.


Conta Gotas

Em sua primeira visita a Salvador depois da aprovação da admissibilidade do processo de impeachment na Câmara, a presidente Dilma Rousseff (PT) tratou de agradecer aos deputados federais baianos que votaram contra o seu impedimento. Mas não estava no script que tal agradecimento seria feito pela petista nominalmente e o vexame foi inevitável. O líder do PT, Afonso Florence, tentou ajudar a lembrar os nomes dos colegas, mas não conseguiu e tudo acabou em gargalhada. Dilma chegou a insinuar que sua liderança estava com problema de memória, mas corrigiu a tempo e disse que o correligionário estaria apenas cansado. 

Timbaleiros de que?

Outra interferência de Afonso Florence sem sucesso ocorreu quando a militância bradava gritos de apoio à Dilma e os "Timbaleiros de Cristo", do deputado Sargento Isidório (PDT), faziam o batuque acompanhando o coro. O deputado se levantou dentre as cadeiras dos convidados, foi até a presidente que discursava e sussurrou apontando para os timbaleiros: Sargento Isidório. Dilma respondeu de imediato: "Não sei do que você está falando".  Morreu o assunto. 

Amor, I Love you

No Cassange, ao abrir a cerimônia da presidente Dilma, o governador Rui Costa (PT) foi aplaudido por um motivo bem peculiar e "fofo", na visão dos mais românticos. Ao saudar os presentes, o chefe do Executivo baiano fez uma declaração de amor à sua esposa, Aline Peixoto, com um "eu te amo", arrancando aplausos do público presente. "Ela não queria vir aqui porque fica com vergonha, eu disse a ela que não ia falar nada demais, só estou dizendo que te amo, nada demais", disse o governador em tom descontraído.

O ronco do Leão

Os elogios feitos por Rui Costa (PT) ao seu vice, João Leão (PP), na cerimônia com a presidente Dilma Rousseff (PT), de que ele não era um vice traíra e nem um amigo da onça, não foram suficientes para mantê-lo atento durante os longos discursos do evento. Enquanto Dilma falava, Leão aproveitou para tirar uma soneca. Pelo menos assim pareceu.  A presidente fez menção ao seu nome e foi acordado num ímpeto. Depois disso, providenciou óculos escuros e, como diz em bom baianês, "tirou um ronco" em paz.

Joga tênis e não futebol

Sobre a especulação do deputado Aleluia para assumir ministério em Brasília, a informação de bastidor é que ele é carta fora do baralho. Uma fonte ligada ao Bocão News confidenciou que “Aleluia joga tênis e não futebol”, ou seja, segundo a fonte, o parlamentar é individualista. “Para assumir ministério tem que ser técnico ou agregador, ele, apesar de ser bem preparado não tem esse perfil”, disse.

Frio na espinha

O fato de Aleluia ter sido cotado ao ministério das Comunicações de Michel Temer (PMDB) fez petistas terem frio na espinha e arrepios. Um mais extremista chegou até soltar em um grupo de whatsapp: “Vai ser o novo ACM”. O medo de Aleluia ganhar visibilidade e assumir uma pasta importante como essa recai também em outro viés: cair pra cima das concessões e fiscalizar de perto algumas rádios comunitárias que desviam suas finalidades. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp