Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder

Publicado em 13/02/2015, às 09h07   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Hospital de Cajazeiras
No início da semana, o prefeito de Salvador assinou ordem de serviço para obras de ligação entre Cajazeiras V e X. Durante o discurso, fez suspense. Disse aos poucos moradores que acompanhavam o evento que tinha algo muito importante a ser anunciado para a localidade. O anúncio só será feito após o Carnaval. Havia o temor do demista de ‘abafar’ a novidade diante de um Carnaval que já se avizinhava. O tão sonhado Hospital Municipal será construído no bairro. A área conta com 600 mil habitantes e milhares de eleitores. É bom lembrar que Neto centra boas cifras na região. Foi lá que ele anunciou a nova via que ligará os bairros de Cajazeiras, Águas Claras e Valéria à BR-324. Obra que soma R$ 40 milhões.
Calote/Betrüger
A prefeitura mudou a Sala de Imprensa do Carnaval do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória, para a Praça do Campo Grande. O fim da relação com o Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA) foi a dívida deixada da festa momesca do ano passado. Sem garantias, os alemães fecharam as portas e decidiram reformar a biblioteca durante o Carnaval, o que inviabilizou qualquer atividade no espaço. O responsável pelo acerto foi Guilherme Bellintani. Como dizem os alemães, o secretário deu um “Betrüger”.
Neto do gueto
Chamou a atenção o destaque dado pelo prefeito ACM Neto (DEM) ao cantor Igor Kannário, o incluindo no circuito oficial do Carnaval e dando entrevistas ao lado dele. Neto, que não é nada besta, capitalizou para si o público do pagodeiro, apelidado de Príncipe do Gueto.
Kannário político
Aliás, Kannário não descartou a possibilidade de sair candidato a vereador em 2016. A declaração foi dada durante entrevista ao Balanço Geral, da Record Bahia. Comenta-se que ele pode ser um puxador de votos em 2016 e que convites de legendas já estão sendo feitos.
Na conta do prefeito
Quem não gostou nada da história de ver Kannário no Carnaval de Salvador foi o governador Rui Costa (PT). Comenta-se, nos bastidores, que ele já previamente colocou na conta do prefeito qualquer possibilidade de confusão durante a festa.
Golpe de mestre
E por falar em Rui Costa, as declarações dele defendendo a polícia no episódio que terminou com 12 mortos na Estrada das Barreiras, está sendo interpretada como um golpe de mestre para trazer para si a PM. A categoria se queixou da falta de diálogo no governo anterior e deu trabalho a Jaques Wagner.
Indigesto
O jantar entre Rui Costa e Marcelo Nilo, após a debandada dos petistas durante eleição da Mesa, foi bastante proveitoso para ambos. O governador e o presidente da Alba jantaram por três horas no último domingo e as polêmicas do pleito foi o prato principal. Nilo se mostrou bastante animado após o encontro, já Rosemberg não engoliu. Disse desconhecer os motivos do jantar e desconversou. “Não sei”.
Mirando o Pros
Quanto ao Pros, existe a possibilidade concreta de o governador Rui Costa tomar a legenda das mãos de Mauricio Trindade, via Brasília, e entregá-la a Marcos Medrado. Por ora, nada que preocupe o Palácio Thomé de Souza. A única vereadora do partido, Cátia Rodrigues, deve permanecer votando com ACM Neto. Bom, isso, claro, se o partido não lhe cobrar fidelidade.
Fogo amigo
Nos bastidores da escolha do líder da bancada da oposição na Câmara causou estranheza a defesa da petista Vânia Galvão ao nome de Aladilce Souza (PCdoB) para conduzir o bloco, em detrimento ao vereador do próprio partido Luiz Carlos Suíca. Nos corredores da Casa comenta-se que a petista tinha o desejo de ser a indicada da legenda para ser a líder do bloco no lugar de Suíca.
Fachada
A aproximação dos vereadores do PTN ao prefeito ACM Neto após o rompimento do partido não é à toa. Os mesmos vêm seguindo orientações do ex-vereador Everaldo Bispo, pai de Kiki Bispo. Para o veterano ex-edil, os vereadores não aguentarão ficar sem os mimos do prefeito: um asfalto aqui, uma praça acolá. Ele teria confidenciado a um político da base que a briga é só de fachada, porque nas votações de projetos do Executivo na Casa de Leis de Salvador, já é provável a aprovação dos petenistas às matérias de Neto.
Operação tapa-buraco
Ainda no âmbito do Legislativo soteropolitano, o prefeito ACM Neto já começou articulações para tapar o buraco deixado pelo PTN na bancada governista. O próximo alvo de Neto na Câmara é o vereador Edvaldo Brito (PTB). A ideia é ocupar a lacuna com nomes que agregam perfil técnico e político. O ‘namoro’ já começou e deve terminar em final feliz.
Quase secretário
O estreante deputado federal Jorge Solla (PT-BA) foi formalmente convidado a assumir uma secretaria no Ministério da Saúde, por conta do envolvimento que teve na área durante os anos como secretário na Bahia. Iria aceitar, mas foi informado de que a Câmara não concede licença aos parlamentares neste tipo de mudança de cargo. Ele só poderia deixar seu mandato em suspenso e dar lugar ao suplente caso virasse ministro, mas o cargo é do segundo escalão.
Quase líder
Já na esfera federal, o deputado Lúcio Vieira Lima chegou perto de ser eleito o novo líder do PMDB na Câmara e por um voto não ganhou o cargo. Porém, nos bastidores, os comentários eram de que uma liderança do deputado baiano no partido seria, no mínimo, curiosa. O estilo bonachão do irmão de Geddel é folclórico e imaginar como conduziria a bancada este ano provocou muitos risos em quem debateu o tema.
Gabinetes apertados
Deputados federais estreantes promovidos de seus antigos cargos na Bahia estão tendo dificuldades para fechar gabinetes em Brasília. A verba para cada deputado é basicamente a mesma em Salvador e na capital do Brasil. Porém, como não há mais cargos adicionais da mesa, secretarias e outros espaços na estrutura como havia na Alba, falta dinheiro para equacionar os custos de quem trabalha em Salvador e os novos servidores em Brasília.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp