Mundo

Mulheres são subrepresentadas no cinema, aponta pesquisa

Publicado em 28/09/2014, às 14h20   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Embora as mulheres sejam metade da população no mundo, uma pesquisa recente mostra que, do total de personagens falantes ou nomeados nas telas do cinema, apenas 30,9% são do sexo feminino. No caso dos filmes de ação ou aventura, essa participação é ainda menor: 23% dos personagens com falas. Já em relação aos protagonistas, apenas 23,3% das tramas tinham uma menina ou uma mulher no papel principal. 
Os dados estão no estudo “Preconceito de Gênero sem Fronteiras: Uma Pesquisa sobre Personagens Femininos em Filmes Populares em 11 Países”, feito pelo Geena Davis Institute on Gender in Media, a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e pela Fundação Rockefeller.
A pesquisa, que analisou produções exibidas entre janeiro de 2010 e maio de 2013 na Austrália, China, França, Alemanha, Índia, Rússia, Coreia do Sul, no Reino Unido, Japão e Brasil – considerados os territórios mais rentáveis para a indústria cinematográfica – constatou ainda que a sexualização “é o padrão para personagens femininos em todo o mundo”. O estudo mostra que a chance de uma pessoa do sexo feminino aparecer com roupas sensuais ou nua é duas vezes maior que a do sexo masculino.
Além disso, adolescentes estão propensas a serem apresentadas como jovens adultas e é comum que as mulheres sejam representadas como magras e atraentes. Enquanto os homens magros são 15,7% do total analisado, a participação de mulheres magras chega a 38,5%.
No caso do Brasil, a pesquisa destaca que a participação das mulheres nos filmes fica em 37,1% – percentual maior que a média mundial. No entanto, o país ganha quando o assunto é a sexualização das mulheres e também na caracterização delas como magras.
Com informações da Agência Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp