Mundo

Inteligência britânica identifica assassino de jornalista americano

Publicado em 24/08/2014, às 13h23   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os serviços de inteligência britânicos identificaram o membro do Estado Islâmico (EI) responsável pelo assassinato do jornalista americano James Foley. De acordo com o jornal “The Sunday Times”, que cita altas fontes do governo, embora as autoridades não tenham dado detalhes sobre o homem, o principal suspeito é Abdel-Majed Abdel Bary, de 23 anos, um ex-rapper que foi lutar na Síria junto com os jihadistas do Estado Islâmico. 

À CNN, o embaixador britânico nos Estados Unidos, Peter Westmacott, falou neste domingo (24) que o Reino Unido “está perto” de identificar o militante extremista e destacou que não poderia falar sobre a identidade do assassino.
O embaixador britânico destacou na entrevista que o governo está utilizando tecnologias sofisticadas para identificar a voz e verificar quem é o jihadista. Westmacott também ressaltou que cerca de 500 britânicos viajaram a Síria e Iraque para se juntar ao movimento do Estado Islâmico.
O secretário de Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, declarou em um artigo publicado neste domingo no “Times” de Londres que o assassinato de Foley foi uma “alta traição ao país”.
"É horrível pensar que quem cometeu esse ato odioso tenha sido criado no Reino Unido", disse Hammond.
Até o ano passado, o jihadista Abdel-Majed Abdel Bary morava na casa da família em Londres, avaliada em 1 milhão de libras (cerca de R$ 3,8 milhões). Na época, ele teria dito que “deixou tudo pelo amor de Alá” para lutar pelo grupo jihadista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp