Mundo

Ministro turco confirma ação terrorista em explosões em Istambul

Publicado em 28/06/2016, às 18h56   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Um atentado terrorista no Aeroporto de Ataturk, em Istambul, na Turquia, matou pelo menos 28 pessoas na noite desta terça-feira (28) e feriu outras 60.
A informação é do ministro da Justiça, Bekir Bozdag. Segundo ele, dois suicidas se explodiram durante um confronto com a polícia. O Aeroporto de Ataturk é o mais movimentado da Turquia.
De acordo com a "CNN" turca, as bombas teriam sido acionadas no terminal internacional, mas ainda não há uma confirmação oficial do local exato das explosões. As autoridades de telecomunicações do país proibiram a divulgação de imagens que mostrem a cena do ataque, um tipo de censura recorrente na Turquia em caso de ações terroristas.
 A nação é alvo frequente de ataques, principalmente de separatistas curdos.
Nos últimos meses, o grupo Falcões pela Libertação do Curdistão (TAK) realizou diversos atentados em solo turco. Suas atividades são motivo de controvérsia, já que alguns acreditam que o TAK é apenas uma franja do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a mais ativa organização militante curda, enquanto outros defendem que ele é totalmente independente.
Com 26 milhões de pessoas, os curdos são a maior etnia sem Estado próprio em todo o mundo.
Eles reclamam soberania sobre um território que cobre majoritariamente o Sudeste da Turquia e o Norte do Iraque e da Síria. Estima-se que o conflito de décadas com Ancara já tenha deixado mais de 40 mil mortos.
Além disso, a Turquia é alvo do Estado Islâmico (EI), uma vez que integra uma ampla coalizão internacional contra o grupo jihadista. 
Matéria Relacionada:
Dupla explosão atinge aeroporto de Istambul e mata pelo menos dez pessoas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp