Mundo

Novo balanço contabiliza 95 mortos e 246 feridos em atentados na Turquia

Publicado em 11/10/2015, às 07h40   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

O duplo atentado suicida registrado neste sábado (10), em Ancara, na Turquia, provocou pelo menos 95 mortos, de acordo com balanço divulgado início da noite pelo gabinete do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu. O balanço anterior indicava 86 pessoas mortas no atentado contra militantes de partidos, sindicatos e organizações não-governamentais de esquerda.
Também o número de feridos aumentou em relação ao balanço anterior, feito à tarde, passando de 186 para 246, dos quais 48 estão sob cuidados intensivos no hospital de Ancara, adiantou o governo turco, acrescentando que este foi o atentado mais mortífero já registado na Turquia.
O duplo atentado aconteceu há três semanas das eleições legislativas turcas, antecipadas para 1º de novembro. O governo decretou três dias de luto nacional, e a repercussão do atentado provocou vários movimentos de protesto na Turquia e em diferentes países europeus.
Em Istambul, pelo menos 10 mil pessoas foram às ruas para contestar e atribuir responsabilidades pelo atentado ao governo turco. Eles exibiam grande faixa com a frase “Conhecemos os assassinos”, e vaiavam o presidente islâmico-conservador turco, Recep Tayyip Erdogan, e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002, segundo o testemunho de um repórter fotográfico da agência noticiosa francesa AFP.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp