Mundo

Irlanda é o primeiro país a aprovar casamento gay por referendo

Publicado em 23/05/2015, às 17h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay por voto popular. Mais de 3 milhões de irlandeses foram às urnas neste sábado. O resultado foi de aproximadamente 62% a favor contra 37% contra. No final da manhã, representantes contrários ao casamento gay já tinham reconhecido a derrota enquanto os ministros do governo já afirmam que o "sim" venceu.

A campanha chegou a ter votos de irlandeses que não moram mais no país mas fizeram questão de participar. O castelo de Dublin foi aberto parcialmente para que um público de duas mil pessoas pudesse assistir a declaração do resultado em um telão.

A pergunta do plebiscito era: "O casamento pode ser contraído de acordo com lei por duas pessoas, sem distinção do seu sexo?". Na Irlanda, qualquer emenda constitucional, após ser aprovada em Parlamento, deve ser levada a um plebiscito popular.

- Obviamente há um certo grau de decepção, mas sou filosófico sobre a decisão. Era uma batalha difícil, havia muito menos organizações no lado do 'não', enquanto todos os grandes partidos políticos apoiavam o 'sim' e tivemos corporações vindo a público pela primeira vez para dizer como deveríamos votar em um assunto particular - afirmou David Quin, do Instituto Iona, um grupo católico, para a BBC. (O Globo)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp