Manifestação

Estudantes reivindicam aula e fardamento em escola de São Cristóvão

Publicado em 01/08/2017, às 11h13   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Sem professor, aula, merenda e fardamento. Uma manifestação realizada na manhã desta terça-feira (1º), no bairro de São Cristóvão, em Salvador, listou itens que não oferecem condições de ensino na Escola Municipal Barbosa Romeu. Por este motivo, cerca de cem pessoas, entre estudantes e pais de alunos, se concentraram desde as 7h em via pública para chamar a atenção da Secretaria Municipal de Educação (Smed). 
De acordo com Sueli Souza (foto acima), mãe de aluno e integrante do conselho escolar, estudantes do 6º ao 9º são afetados com a falta de investimento da Prefeitura de Salvador. "Já procuramos a Secretaria, mandamos ofício ao GRE (Gerências Regionais de Ensino da Rede Municipal de Ensino de Salvador) e nada, não somos atendidos. Este protesto é nosso último gesto de apelo", disse a mãe.
No local, estudantes exibiam cartazes e o fardamento utilizado desde 2014. A maioria dos uniformes já não acompanha o crescimento dos adolescentes, além das manchas e a coloração escura não corresponder mais às lavagens. Ao BNews, os manifestantes afirmaram que novos protestos serão realizados caso o problema não seja resolvido pela gestão municipal.
Também mãe de aluno da escola, Renata Penha reforçou a reclamação. "Nossos filhos saem de casa, pegam transporte, enfrentam chuva e não tem aula por falta de professor", queixou-se, antes de puxar um coro irônico, gritado pelos estudantes simulando uma aula ao ar livre: "2+2=5!... quem descobriu o Brasil? ACM Neto!! Sem aula não tem como aprender!".
O ato pacífico chegou a bloquear a via sentido Itapuã, mas permaneceu na maior parte do tempo sobre o passeio, sem obstruir a pista. Equipes da Transalvador e da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/São Cristóvão) acompanharam o protesto e não registraram incidentes até as 11h. 
MAIS FOTOS DA MANIFESTAÇÃO

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp