Manifestação

Professores municipais voltam a protestar em frente à Secretaria de Educação

Publicado em 19/07/2017, às 10h47   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta quarta-feira (19), trabalhadores e trabalhadoras em Educação voltaram a se reunir em frente à Secretaria Municipal de Educação (Smed), na Avenida Garibaldi, para protestar contra a falta de acordo com a prefeitura. Segundo a APLB-Sindicato, a gestão municipal oferece 0% de reajuste salarial, enquanto que a categoria reivindica 14,5%. 
No local desde as 8h, o grupo promove apitaço, batucada e amarra fitas no gradil enquanto entoa o tradicional Hino do Senhor do Bonfim.  
Segundo a Transalvador, a manifestação ocupa em alguns momentos o sentido Lucaia e em outros o sentido Centro. Ainda segundo o órgão, o tráfego se manteve intenso, mas sem retenção.
Com o ato, a categoria repete a agenda da semana passada, quando houve paralisação de 48 horas nas unidades de ensino. Na ocasião, manifestações foram realizadas também em frente à sede da pasta e na Avenida Tancredo Neves, trecho do Shopping da Bahia.
Amanhã (20), às 8h, está previsto um protesto na Praça Cairu, no Comércio. No mesmo dia, às 15h, no Campo Grande, os professores se reúnem com centrais sindicais. Se não houver acordo, a categoria não descarta a possibilidade de greve por tempo indeterminado. 
Lista de reivindicações 
- Reajuste salarial de 14,5%;
- Progressão por referência por meio da avaliação de desempenho;
- Mudança de nível;
- Licença para o Aprimoramento Profissional;
- Gratificação de Estímulo ao Aprimoramento;
- Licença Prêmio ou Especial;
- Aplicar o mesmo percentual para o auxílio transporte e alimentação;
- Promover o avanço de competência por meio da avaliação de desempenho para os demais servidores que atuam na área de educação;
- Realizar concurso público para preenchimento das vagas de professor, coordenador pedagógico e assistente técnico escolar;
- Estender a reserva da jornada de trabalho para os professores REDA; 
- Efetivar a jornada normal de 40 horas para os servidores que atuam nas Unidades Escolares, uma vez que já vêm cumprindo essa jornada;
- Revisão do Padrão SMED;
- Formação e valorização dos trabalhadores em educação;
- Rever todo o processo de eleição para gestores escolares, ouvindo a APLB-Sindicato;
- Garantir a matrícula da EJA durante todo o ano letivo – Suspensão imediata do processo de fechamento, enturmação e nucleação das turmas de EJA.
Notícia relacionada:
Professores do município de Salvador aprovam paralisação de 48 horas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp