Manifestação

Comerciários protestam contra funcionamento da Perini no feriado da categoria

Publicado em 19/10/2015, às 13h02   Tiago Di Araujo (@tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar do Sesc lotar, um dos principais destinos dos trabalhadores no Dia dos Comerciários, os funcionários da Perini não puderam usufruir da folga nesta segunda-feira (19). As lojas da rede não adotaram o "feriado" da categoria e estão funcionando normalmente, o que causou revolta dos representantes dos trabalhadores. 
Com isso, órgãos como a Federação dos Comerciários da Bahia (Fec Bahia) e o Sindicato dos Trabalhadores de Supermercados (Sintrasuper) protestaram na frente da unidade da avenida Vasco da Gama, pedindo o fechamento da loja. 
Em entrevista ao Bocão News, o presidente do Sintrasuper, Adilson Alves, afirmou que os trabalhadores estão sendo mantidos praticamente em cárcere privado. "Entendemos que essa data, em que os trabalhadores param desde 1942, é um dia de descanso para categoria. Esse direito está sendo perdido por causa da descisão da Perini em abrir a loja. Isso é como se fosse um cárcere privado, já que não tem um cliente se quer na loja". 
Alves disse que o objetivo da manifestação é exigir o fechamento do estabelecimento para que os trabalhadores possam aproveitar o seu dia de descanso. "Estamos exigindo que eles liberem os funcionários e fechem as portas". Questionado sobre o posicionamento da rede de lojas, o presidente do sindicato contou que a direção alega não ser supermercado. "Eles alegam ser uma delicatessen. Mas, tem caixas de supermercado, carrinho de supermercado, repositores e um mix de produtos que normalmente são vendidos em supermercado. Essa justificativa é inadmissível", bradou.
A reportagem do Bocão News tentou contato com a gerência da loja, mas foi informada que o gerente responsável não estava presente. A segurança foi reforçada no estabelecimento e contou também com apoio da polícia. Cerca de duas horas após início do protesto, os representantes decidiram encerrar o ato e seguiram para outra loja da rede na Barra. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp