Justiça

Luislinda Valois recebe Medalha do Mérito Judiciário

Imagem Luislinda Valois recebe Medalha do Mérito Judiciário
A magistrada, promovida no dia 19 de dezembro de 2011, é a primeira desembargadora negra do Brasil  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/01/2012, às 12h17   Marivaldo Filho


FacebookTwitterWhatsApp

Não foram oito anos. Foram mais de cinco séculos de espera por este momento.  Em sessão solene realizada no Tribunal de Justiça da Bahia, a desembargadora Luislinda Dias de Valois Santos recebeu, no fim da tarde desta sexta-feira (13), a Medalha do Mérito Judiciário e o diploma correspondente, em um auditório majoritariamente negro. A magistrada, promovida no dia 19 de dezembro de 2011, é a primeira desembargadora negra do Brasil.

A Medalha do Mérito Judiciário, instituída em 1983, homenageia personalidades nacionais e estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário.

Emocionada, Luislinda Valois recebeu a condecoração ao lado de seu filho, da sua irmã e do seu neto. "Temos que deixar o passado para trás e comemorar este novo momento. Fico muito feliz em servir como uma referência para o povo negro. Nós somos capazes e espero que a minha nomeação como desembargadora abra portas e estimule os afrodescendentes do nosso Estado", afirma a nova desembargadora.

A necessidade de dar oportunidades para que os afrodescendentes apareçam e desenvolvam suas potencialidades foi destacada pelo promotor de Justiça de Sergipe, Luis Fausto Valois, filho da homenageada. “Não é um orgulho somente para a minha família. É um momento único. É um marco histórico que deve ser comemorado por todos os brasileiros, sobretudo, por nós afrodescendentes”, declarou.

Antes da entrega da medalha e do diploma, ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, parabenizou a homenageada e também destacou a importância do momento para a população negra da Bahia. “É um reconhecimento pela brilhante trajetória e serve de estimulo para mais jovens negros estudarem Direito”, concluiu.



Trajetória

LuisLinda Valois foi a primeira juíza negra a proferir uma sentença contra o racismo no Brasil. Ela trabalhou no interior baiano até ser promovida para Salvador, em 1993. A juíza foi a responsável por reativar dezenas de Juizados Especiais em municípios da Bahia e criou e instalou a Justiça Itinerante e o Juizado Itinerante Marítimo.



Quando escutou do professor da escola que deveria parar de estudar para cozinhar feijoada na "casa de branco", a baiana Luislinda Valois Santos, hoje com 69 anos, tomou uma decisão que marcaria para sempre sua vida: "Não quero fazer feijoada para branco. Vou ser juíza".



Fotos: Roberto Viana// Bocão News


Notícia postada originalmente às 19h14 desta sexta-feira (13).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp