Justiça

Justiça determina que PM faça revista geral na Lemos de Brito após fim da greve

Publicado em 07/06/2015, às 17h11   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça determinou ao Comando Geral da Polícia Militar, neste domingo (7), que realize a revista geral na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. A decisão foi proferida pela desembargadora Lisbete Maria Teixeira, com o fim da greve dos agentes penitenciários que perdurou por 11 dias. De acordo com a magistrada, a entrada de pessoas sem a realização da revista corporal, na última sexta-feira (5), pode ocasionar perigo ao servidor, já que diversos tipos de objetos, como armas, podem ter adentrado o local.

Na sexta-feira, uma tentativa de rebelião movimentou a penitenciária, na Mata Escura. De acordo com informações de agentes prisionais da unidade, a confusão teve início quando o superintendente de gestão prisional liberou o acesso de visitantes ao pátio - sem revista - após uma tentativa de motim na ala feminina. A visita foi barrada por conta da greve dos agentes.

Em contato com o Bocão News, agentes relataram que a entrada dos visitantes foi liberada com auxílio do Batalhão de Choque. "O superintendente autorizou de forma irresponsável a entrada no pátio sem a revista pessoal, nem a revista dos pertences. É o cúmulo da irresponsabilidade", lamentou um dos agentes em conversa com o site. Ainda segundo ele, "toneladas de produtos" chegaram até os presos na sexta-feira.  

Contudo, a Justiça determinou “que a abertura e o fechamento de todas as unidades prisionais do Complexo da Mata Escura sejam realizados pelos próximos três dias, iniciando-se às 06h do dia 07/06/15, com apoio da Polícia militar, na proporção de um servidor para cada cinco internos”. Na justificativa, a desembargadora apontou “a omissão do Estado da Bahia, em não viabilizar o reforço policial, no Complexo Penitenciário Lemos Brito”.

Vale lembrar que a greve dos agentes penitenciários foi considerada “ilegal” pela Justiça e suspensa pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb).

Matérias relacionadas:

Após tentativa de rebelião, gestor libera visita sem revista na Lemos de Brito

Após 11 dias, agentes penitenciários baianos suspendem greve

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp