Justiça

Ministra do STF diz que juízes devem sair da zona de conforto e ir até cidadãos

Publicado em 14/03/2015, às 18h12   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia defendeu nesse sábado (14), em evento no Rio de Janeiro, a transformação do Judiciário que, segundo ela, precisa se reinventar para atender de forma adequada à população brasileira. 
“Precisamos transformar o Poder Judiciário, que está muito aquém do que o cidadão brasileiro nos exige. Porque o mundo se transformou, o Brasil se transformou. Cabe a nós sairmos da zona de conforto e da mesmice e também nos transformarmos. E uma das providências é a que foi adotada em grande parte do Brasil com a Justiça Itinerante, irmos onde o cidadão está”, disse a ministra, ao ressaltar que muitas mulheres não denunciam a violência porque não têm nem condições financeiras de pagar o transporte para ir até uma delegacia de polícia ou órgão de apoio.
Cármen Lúcia disse ainda que a demora nos processos é o mal mais urgente a ser enfrentado pela magistratura brasileira. “A morosidade só existe porque tem gente ganhando com ela. A Justiça que tarda, falha. Quando se mata uma mulher dentro de casa e um filho de 7 anos vê este assassinato, um júri que acontece 12 anos depois não faz justiça. Cumpre-se a lei, mas não se faz justiça”, comparou. “Esta Justiça talvez servisse ao século 18. É preciso que deixemos de ser uma Justiça meramente aplicadora da lei para nos tornarmos uma Justiça restaurativa da paz na sociedade", afirmou.
Com informações da Agência Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp