Cidades

Caetité: sem água há dois anos, população conta com calendário da Embasa

Publicado em 30/01/2015, às 09h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 50 mil habitantes de Caetité, município do Centro-Sul baiano, vem vivendo dias de seca. Isso porque há dois anos a população tem recebido água em suas casas durante quatro dias, a cada oito. Nos outros quatros dias é a vez da outra metade da cidade receber sua cota.
Segundo matéria do Correio, desde 2012, quando os mananciais que abasteciam a cidade secaram, a população conta os dias que a água vai “cair”. O  calendário é elaborado pela Embasa e distribuído à população a cada três meses. São quatro dias com previsão de água e outros quatro com a torneira seca.  E, mesmo nos dias determinados, é possível que a água não venha.
O próprio calendário da Embasa já avisa que “a sua casa poderá ser abastecida entre o 1º e 4º dia” previsto. Apesar de estar localizado no semiárido baiano, uma região muito seca, moradores afirmam que a cidade nunca passou por nada semelhante: “Para não ficar sem água, enchemos baldes e também dividimos as tarefas em casa. Algumas, pra quando tem água na rede, e outras, que não dão pra esperar, fazemos com o que temos”, diz a professora Cristiane Souza.
A divisão em setores foi estabelecida pela Embasa para organizar a distribuição de água no município. Assim, cada área tem dias diferentes em que a água chega. Confira nas imagens abaixo o calendário da Embasa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp