Cidades

Chapada Diamantina volta a registrar as menores temperaturas do estado

Publicado em 29/05/2016, às 13h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As condições do tempo na Bahia previstas para o fim de semana prolongado, que inclui o feriado de Corpus Christi, continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa leste, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico predominam e devem manter o céu encoberto e chuvoso. Nas demais áreas do estado, a massa de ar quente e seco prevalece, mantendo o céu ensolarado e com temperaturas elevadas.
Para as regiões do Recôncavo, nordeste e sul, que ficam na faixa leste do estado, a umidade vinda do Atlântico deve manter o céu nublado e com chuvas. No entanto, os volumes mais expressivos dessas chuvas estão previstos para o Recôncavo e nordeste. Essa condição de tempo chuvoso continua mantendo as temperaturas mais amenas, com valores variando entre mínimas de 17°C e máximas de 33°C.
Para as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde a massa de ar quente e seco atua com menos intensidade, são esperadas as menores temperaturas do estado, com mínimas podendo chegar aos 15°C. No entanto, as chances de ocorrer chuvas serão menores. Por outro lado, o tempo frio e úmido aumenta a possibilidade de formação de neblina, principalmente, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer maior atenção nesses horários.
Para as demais regiões do estado, que abrangem o oeste, São Francisco e norte, a massa de ar quente e seco atua com intensidade. Além de manter a umidade baixa e o céu ensolarado, essa massa de ar também está refletindo nas temperaturas. Durante o dia, as máximas podem chegar aos 36°C (especificamente no período da tarde). Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, há uma queda significativa na temperatura, quando as mínimas podem chegar aos 16°C.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam sendo os principais responsáveis por manter o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as temperaturas na capital baiana também devem ficar mais amenas, com valores oscilando entre 22°C (mínimas) e 30°C (máximas).
Maré e radiação
Para o período entre quinta-feira (26) e domingo (29), a maré deve atingir a altura máxima no período entre 6h e 10h e entre 18h e 22h, com valores variando de 1,6 a 2,4 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 0h e 4h e entre 12h e 16h, com valores variando de 0,4 a 1 metro. As ondas previstas devem ter agitação moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,5 metros.
No mesmo período, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) devem variar de 7 a 9. Estes índices estão classificados pela OMS nas categorias ‘Alta’ e ‘Muito Alta’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves. As informações são do Inema.
Fonte: Jornal da Chapada

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp