Infraestrutura

Oposição promete avaliar licitação com apenas um consórcio para Estação da Lapa

Roberto Viana
Consórcio Nova Lapa é formado pelas empresas Axxo, Socicam e Participa  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 21/10/2014, às 11h36   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O resultado da licitação realizada pela prefeitura de Salvador para escolher a empresa que será a responsável pela operção da Estação da Lapa, no Centro, não agradou a ala oposicionista na Câmara de Vereadores. Nessa segunda-feira (20), foram conhecidas as três empresas que formarão o consórcio Nova Lapa para gerir o terminal por 35 anos: Axxo Construtura, Socicam e a Participa. 



Segundo a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), vice-líder da oposição no Legislativo, a formação de apenas um consórcio causou surpresa. "Nós ficamos surpresos em ver apenas um consórcio sendo formado. Estamos solicitando ainda hoje [21] ao secretário Fabio Mota [Urbanismo e Transporte] cópias da documentação para avaliarmos se cabe alguma representação", contou a edil ao Bocão News
Líder da base governista, Joceval Rodrigues (PPS) saiu em defesa do processo licitatório. "Não foi apenas uma empresa que concorreu, foram três que resolveram se unir em prol de um consórcio", disse. 
Quem também lamentou a apresentação de apenas um consórcio foi o vereador Euvaldo Jorge (PP), presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços Municipais da Câmara, que participou da abertura dos envelopes com as propostas nessa segunda. "Salvador ainda é uma cidade pobre, que precisa de parcerias privadas para realizar as grandes mudanças que necessita. Apesar de apenas um consórcio ter manifestado interesse, estou confiante de que tenhamos êxito na análise documental, culminado na execução do projeto de revitalização e modernização da Lapa, nossa mais importante estação de transbordo", afirmou o líder pepista.
Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), a pasta terá 8 dias para verificar toda a documentação apresentada. Estando apto, o consórcio deverá assinar o contrato com a prefeitura em até 60 dias para então operar a estação investindo ao menos R$ 13 milhões no equipamento. Entre as melhorias ainda está prevista a construção de um shopping no local.

Leia mais: 

Axxo e duas empresas paulistas vão explorar a Estação da Lapa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp