Infraestrutura

Integração entre metrô e ônibus metropolitano é ampliada a partir de maio

Publicado em 02/05/2016, às 08h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A integração entre o metrô de Salvador e as linhas de ônibus metropolitanas será ampliada a partir da segunda quinzena de maio, de acordo com informações publicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado (Sedur).  Todas as linhas da Região metropolitana de Salvador (RMS) que trafegam pela BR-324 com destino à Estação da Lapa farão integração com o metrô nas estações Pirajá e Retiro. 
Para a superintendente da Sedur, Grace Gomes, o novo momento da integração entre metrô e ônibus metropolitano beneficia ainda mais o usuário vindo de cidades da Região Metropolitana. "Eu acho que o mais importante é a possibilidade da população da RMS de poder usufruir dos benéficos dados pelo metrô, especialmente em termos de conforto, segurança e rapidez nas viagens", disse.
A estação Pirajá passará a receber cinco linhas de ônibus metropolitanos. Na estação, os usuários que desejam seguir para Lapa, antigo destino final das linhas, farão a integração com o metrô, por onde seguirão viagem sem pagar uma nova tarifa. As cinco linhas terão como novo destino final a estação de ônibus do Aquidabã, de onde retornam para seus destinos de origem. Confira as linhas:
803A2 Nova Dias D'ávila – Estação Aquidabã; 861 Mata de São João - Estação Aquidabã; 805A Madre de Deus - Estação Aquidabã; 800A Camaçari - Estação Aquidabã; 809 Candeias - Estação Aquidabã. Após a integração na estação Pirajá, o itinerário destas cinco linhas será feita através da BR-324, seguindo pela Avenida Heitor Dias até a chegada no Terminal do Aquidabã.
Outras quatro linhas de ônibus vindas de cidades da Região Metropolitana de Salvador também se integram com o metrô da capital, porém na estação Retiro. De lá, os usuários que desejam seguir para a Estação da Lapa vão pegar o metrô, também sem pagar uma nova tarifa. 
Dessas quatro linhas, três seguem caminho em direção a seus destinos: Barra, Estação Aquidabã e Estação Rodoviária. A exceção fica com a Linha 875 Areia Branca – Terminal do Retiro, que tem ponto final na própria estação. Essas linhas já fazem esta integração desde janeiro deste ano. São elas:
869I Barra – Simões Filho; 826A Góes Calmon – Estação Aquidabã; 872 Ilha de São João – Estação Rodoviária;  875 Areia Branca – Terminal Retiro. 
Para melhor aplicação do serviço, algumas linhas metropolitanas foram otimizadas pela Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia). Com isso, linhas que serviam a uma mesma região foram unidas sem prejuízo aos usuários.   
Metrô - Ônibus urbanos - A integração entre ônibus urbanos e metrô começará na Estação Pirajá no dia 15 de maio. Atualmente 10 linhas de ônibus urbanos fazem integração com o metrô, nos terminais Acesso Norte, Lapa e Retiro. A integração pode ser feita na combinação ônibus-metrô-ônibus, ônibus-metrô ou metrô-ônibus. O intervalo para utilização do benefício é de duas horas. 
Após a integração, os cartões do SalvadorCard e de acesso ao metrô serão integrados permitindo acesso tanto ao sistema metroviário quanto às linhas que estiverem integradas. Além disso, o metrô também passará a funcionar com horário estendido das 5h à meia-noite, todos os dias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp