Infraestrutura

Moradores pedem intervenção urgente da prefeitura em canal de Pernambués

Publicado em 01/04/2015, às 17h34   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores do bairro de Pernambués pedem intervenção da prefeitura de Salvador com obras de saneamento básico e a cobertura do canal de esgoto. O pedido foi encaminhado pelo líder da oposição na Câmara de Vereadores, Suíca (PT), através de um Projeto de Indicação ao Executivo.
“Mau cheiro insuportável e uns bichos estranhos e perigosos que aparecem aqui”, reclama D. Raimunda Damasceno sobre o canal da Rua Dois de Julho, em Pernambués. Mesmo com a atuação do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), a população contratou serviços particulares e ajuda na limpeza do canal. A rua já foi asfaltada. Os moradores cobram da prefeitura obras de pavimentação ao longo do trecho, que tem 1Km de extensão.  
“Uma máquina e mais 20 caçambas já fazem toda a limpeza da área”, descreve o pastor Josadak Chagas, liderança em trabalhos no bairro. “Vinte cobras de médio porte e pelo menos duas peçonhentas com mais de quatro metros de comprimento foram retiradas do local”, conta Erinaldo Luiz dos Santos, um dos voluntários que se empenham para retirar toda a sujeira que se acumulou no canal pelos últimos dois anos. “Durante todo esse tempo, pedimos ao prefeito ACM Neto que olhasse por nossa comunidade, mas nada foi feito. A situação ficou tão caótica que tivemos, literalmente, teve que por a mão na massa”, completou Erinaldo.  
“Criei meus filhos em meio ao perigo, com riscos à nossa saúde e com muita insegurança”, lembra D. Maria Moreira. “A água do canal corre a céu aberto, onde esgotos são despejados com grandes chances de contaminação por doenças às crianças que hoje andam na área. Em épocas de chuva, a água imunda invade nossas casas”, lamenta.
“O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano prevê que é responsabilidade da administração municipal intervir em casos como este, pois compromete a preservação ambiental, a ordenação do espaço público e as condições sanitárias e higiênicas à população”, reforça o vereador Suíca sobre o projeto, que segue para apreciação no Executivo do município. A limpeza do canal deve terminar nesta quinta-feira (2). O petista também solicitou ao governador Rui Costa um suporte do Estado para interceder pela comunidade na continuidade das obras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp