Infraestrutura

Após denúncia, passarela do Shopping da Bahia passa por recuperação

Publicado em 24/02/2015, às 06h26   Amanda Sant'ana (Twitter: @amandasmota)


FacebookTwitterWhatsApp

Já pensou você passar por uma passarela e perceber que está arriscando a própria vida? Esta é a sensação dos milhares de pedestres que utilizam diariamente o meio de acesso que liga à Rodoviária ao Shopping da Bahia (antigo Shopping Iguatemi). Quem passa pelo local pode conferir o tanto de problemas que por sua vez são gritantes.
Considerada como uma das passarelas mais movimentadas da capital baiana, a via de trânsito citada apresenta problemas em sua estrutura como ferrugens, buracos entre as placas (muitas delas parecem estar soltas), ferragens à mostra, falta de iluminação e segurança, sem contar com a poluição visual por conta da enorme quantidade de lixo existente.
“Se isso fosse só o problema. Ande mais um pouco e confira o quanto que esta passarela balança. A sensação que tenho é que a qualquer momento isso aqui vai desabar e a meu ver não está longe de acontecer”, lembrou a vendedora, que trabalha no local e garante que este é o pior de todos os problemas, estes por sinal conferidos pela equipe de reportagem do Bocão News
“As estruturas estão bem abaladas, passa muita gente aqui por dia e esta passarela não suporta mais a quantidade de pessoas que recebe. Como trabalho aqui, registro diversos casos de pessoas horrorizadas com o balanço da passarela, os buracos, enfim. Pior ainda é quando chove, acredite, temos que usar sombrinha”, completou a vendedora, contando ainda que antes do Carnaval uma equipe da prefeitura preencheu os buracos entre as placas com cimento, porém o serviço não foi duradouro.
“Perceba que nem o cimento resistiu, há diversas placas que o material já está se desfazendo. O que tem que ser feito aqui é uma reforma geral e de ponta a ponta da passarela, caso contrário, Salvador registrará uma enorme tragédia”, apontou Rosângela.
Quem também assegura que esta é uma situação complexa, é a promotora de vendas, Maíra Silva. Segundo ela, as denúncias feitas pela população se estendem para os turistas que utilizam o acesso: “Vejo pessoas de fora de Salvador que passam por aqui apontando as ferragens debilitadas, o lixo que jogam e que acumulam, o balanço e a tremedeira da passarela. É uma vergonha ver essas pessoas reclamando de uma coisa que é tão necessária para nós pedestres. É horrível viver essa aventura! Precisamos de uma posição dos órgãos responsáveis e urgente”.
E se este é um caso de “descaso e abandono”, o Bocão News procurou o responsável pela Secretaria Municipal de Manutenção, Marcílio Bastos, que fez questão de acalmar os usuários da passarela, garantindo que a via de acesso está segura e já passando por uma recuperação. O secretário fez questão de falar sobre os boatos que surgiram nas redes sociais neste final de semana, e garante que estes não procedem e são considerados criminosos.
“Os boatos são inverídicos e criminosos. Estamos aqui no local fazendo uma conferência geral e percebemos que a passarela permanece bastante segura. Afirmaram algo sem base técnica onde pode ser visto claramente por quem faz uma visita no local. A via é muito solicitada no dia-a-dia e por isso mantemos um cuidado muito especial com ela. No pilar não há problema algum, está totalmente seguro, apesar de existirem alguns serviços a serem feitos, não tem qualquer tipo de riscos. Embaixo dos pisos observamos realmente a necessidade de substituição, porém nada emergencial”.
Marcílio assegurou que já deu início ao programa de recuperação para realizar as substituições: “Das 435 placas, 267 placas foram trocados. A dificuldade da troca do piso nessa região se dá porque as passarelas, quando projetadas, foram feitas para vencer vias, ligar ponto a ponto, ou ligar bairro a bairro, e por isso, para fazer uma substituição de piso, é preciso realizar o fechamento das vias. O nosso trabalho hoje é fazer a manutenção onde trará um impacto para a população, já que para a melhora haverá a necessidade em parar o trânsito na localidade”.
Sobre a substituição do piso, o secretário disse que houve o consenso do Shopping da Bahia, onde a recuperação das placas serão feitas durante o dia, e o restante das necessidades, a noite. A respeito da cobertura da passarela, Marcílio disse que pelo teto ter uma estrutura antiga, acaba pingando água quando chove, mas, como esta ainda não é prioridade, não passará por recuperação: “Não há problema algum com o teto nem trás risco algum a população. Ainda não mexeremos nessa parte. Volto a afirmar que a passarela não oferece qualquer tipo de risco, e o trabalho de recuperação continuará até que a passarela seja totalmente recuperada”.
Aaproveitando a sessão a ser realizada na noite desta segunda-feira(23), o vereador Leandro Guerrilha (PSL) promete levar a discussão para a Câmara de Vereadores de Salvador, assegurando pedir providências: "Esta é uma situação que coloca em risco às famílias que precisam usar a passarela que já não oferecem segurança aos usuários, pois são escuras. Uma situação que provoca mais medo às pessoas. Vou cobrar providências", garantiu.
Publicada no dia 23 de fevereiro de 2015, às 13h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp