Infraestrutura

Sucom apresenta balanço do Plano Salvador 500

Publicado em 18/12/2014, às 13h12   Vinícius Ribeiro (Twitter:@vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

O desenvolvimento urbano de Salvador até 2049 foi abordado na manhã desta quinta-feira (18), durante a apresentação do balanço da primeira etapa do Plano Salvador 500. Em uma coletiva na sede da Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município), na Avenida ACM, o superintendente do órgão, Sílvio Pinheiro, a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield, e o vereador Geraldo Júnior (SD), explanaram sobre a conclusão desta primeira etapa junto à população e os passos seguintes que passará pelo Legislativo até o retorno à Prefeitura de Salvador.

Iniciadas em 1º de novembro, no Subúrbio, as oficinas percorreram todas as regiões da cidade, incluindo as ilhas dos Frades, de Maré e Bom Jesus dos Passos. De acordo com os coordenadores do Plano 500, os 17 encontros realizados em um período de 2 meses, considerados como fase de diagnóstico, foi importante para apontar várias visões sobre um interesse coletivo, com base no Estatuto da Cidade. Segundo explicou Sílvio Pinheiro, “a oficina é um processo mais rápido em que você interage de forma direta com as pessoas”.

Após as oficinas, o Plano Salvador 500 prevê o diálogo técnico com o comércio das localidades através de fóruns. A coordenação do Plano 500 tem em seu cronograma até o mês de maio de 2015 para realizar mais uma série de encontros com as comunidades. Em seguida, as demandas reivindicadas pela população e comprovadas pelo estudo técnico serão encaminhadas à Câmara Municipal de Salvador e, após audiências públicas, serem encaminhadas ao Executivo.

“Durante o processo de tramitação, o objetivo é debater exaustivamente com a cidade para que até o mês de junho não tenhamos mais o que discutir. Como aconteceu com o PDDU anterior que passou por processo de judicialização”, disse Pinheiro, ao lembrar das acusações de falta de diálogo na plano anterior, de 2008.

Diante do planejamento da Sucom, após a primeira destinada exclusivamente ao Plano 500, a segunda etapa será voltada para o debate em torno do PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) e encerra-se até o final do próximo ano com volta das discussões ao Plano. Todo o processo recebe a consultoria da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), vinculada à USP (Universidade de São Paulo). Mais informações através do site do Plano Salvador 500.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp